Meio Bit » Baú » Hardware » Dúvidas sobre como melhorar a temperatura de PCs respondidas

Dúvidas sobre como melhorar a temperatura de PCs respondidas

08/01/2007 às 13:34

Depois de ter publicado o post sobre dicas sobre aquecimento de PCs e as dicas para tentar solucioná-los, um leitor fez uma série de perguntas:

1. Seria melhor colocar um cooler jogando ar para dentro e outro como exaustor? Ou dois só jogando ar para dentro, ou apenas como exaustor?

O ideal é sempre criar fluxo de ar. Então, o ideal é colocar um ventilador lateral trazendo ar de fora do gabinete. Associe isso com um exaustor de 90mm ou 120mm.

Dois ventiladores apenas, jogando ar frio, podem acabar criando bolsas de ar quente no gabinete, onde certos componentes estão devidamente refrigerados e outros não.

Apenas um exaustor pode servir dependendo do processador, mas não há entrada forçada de ar, então a eficiência estará sempre diminuída. Não tendo opção, é melhor do que nada.

Seria melhor um cooler jogando ar sobre o processador ou jogando ar para fora?

Se você tiver que optar entre um ventilador lateral soprando ar sobre a CPU ou um exaustor jogando o ar quente para fora, eu ficaria com o exaustor.

Um duto sobre o processador resolve alguma coisa?

Em teoria, sim, já que ele vai retirar a maior parte do ar de fora do gabinete. Mas há um problema: outros componentes elétricos em torno da CPU também precisam de refrigeração. O chipset das placas-mãe também esquenta bastante e não se beneficia dessa abordagem. Minha sugestão é cautela ao usar dutos.

A fonte gera quanto calor dentro do gabinete?

Gera bastante calor. Talvez seja o terceiro componente mais quente, depois da placa de vídeo e da CPU. As fontes de boa qualidade possuem um exaustor na parte interna do gabinete, auxiliando na remoção do ar quente. Normalmente, eu escolho fontes com ventiladores grandes.

Uma fonte melhor ventilada e de melhor qualidade melhoraria as condições gerais?

Sim. Uma fonte de qualidade possui um tratamento térmico diferenciado, como dissipadores internos, ventiladores de boa qualidade e se estiverem bem dimensionadas, geram menos calor.
Uma fonte de 350 Watts operando quase no seu limite gera mais calor que uma fonte de 420 Watts.

relacionados


Comentários