Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Seja um Técnico em Processos Fotográficos

Seja um Técnico em Processos Fotográficos

12 anos atrás

Qualificação é a palavra do momento. Nunca o Brasil foi invadido por tantos cursos e workshops sobre como se tornar um fotógrafo. Os mais procurados são aqueles que se apoiam na técnica pura, deixando o olhar artístico para workshops cuja procura tem um número bem menor. Mas, isso é outro problema. Embora a qualidade e a eficácia dos cursos disponíveis no mercado possuem muita variação de qualidade, mas uma coisa é igual em todos: o preço elevado. Tudo bem, relativamente elevado, pois os conhecimentos adquiridos são muito úteis e conhecimento é poder. Mas, para nosso padrão econômico o justo é considerado caro. Porém, existem alternativas gratuitas.

Andando pela internet fiquei sabendo que o Centro Paula Souza, instituição pública responsável pelo ensino técnico no Estado de São Paulo, possui em sua unidade de Carapicuiba (Grande São Paulo) o Curso Técnico de Processos Fotográficos. E não estamos falando de um curso técnico livre. Estamos falando de um curso com 1500 horas reconhecido pelo MEC e com diploma válido em todo território nacional. Como toda escola de responsabilidade, ETEC de Carapicuiba disponibiliza em seu site o plano de curso completo para quem quer entrar nessa viagem. Segundo o Plano (em PDF), o Técnico em Processos Fotográficos é:

" o profissional que produz e gerencia imagens fotográficas, manipulando a linguagem de forma criativa. Utiliza os recursos tecnológicos de produção em estúdio, executando o tratamento, a edição e o gerenciamento de imagens digitais. Utiliza os equipamentos respeitando as técnicas de iluminação para captura de imagens. Prepara imagens digitais para impressão. Manipula acervos fotográficos. Atua na comercialização, na assistência técnica e na manutenção de equipamentos fotográficos e insumos."

Vendo a organização curricular encontramos as disciplinas de História da Cultura Através da Imagem, Prática Fotográfica, Edição e Tratamento Digital, Estudo de Elementos da Comunicação Visual, Prática de Estúdio Fotográfico, entre outros. No plano ainda é possível ver as bases tecnológicas e competências de cada disciplina. O curso começa no segundo semestre de 2012 e tem duração de 18 meses (3 módulos). O curso é fornecido em uma escola pública e, portanto, é gratuito. Porém, para entrar, é necessário passar por um processo seletivo. O único pré-requisito é que o aluno tenha completado pelo menos a 1º série do Ensino Médio. Para se inscrever é só ir até o site www.vestibulinhoetec.com.br.

Ótima oportunidade para quem quer aprender e não pode gastar muito.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários