Meio Bit » Baú » Indústria » Onde mais se produz jogos para computador, no Brasil?

Onde mais se produz jogos para computador, no Brasil?

08/01/2007 às 10:58

fabrica.jpg O título ficou meio dúbio, eu concordo... talvez fosse melhor "Onde se produz mais jogos para computador, no Brasil?", mas vocês entenderam.

Ao contrário do que eu ( e a maioria de vocês ) imaginava, o maior produtor nacional de "games" é o estado do Paraná! Pelo menos, é lá que está concentrada 33% das editoras nacionais. Em segundo lugar vem São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e Pernambuco. Minas? Pfff...

No entanto, comparando o faturamento, há um certo equilíbrio entre as unidades da Federação, com ligeira vantagem para o Rio. Talvez os cariocas saibam vender melhor o seu peixe...

Outra coisa muito interessante: só 10% da produção local se destina a consoles. A culpa, claro, é da pirataria generalizada ( estima-se que 94% dos jogos sejam piratas, no Brasil ). Mas também deve-se levar em conta o alto custo das plataforma de desenvolvimento para XBox, PS3 e companhia.

Esses dados foram retirados de uma pesquisa da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos, ABRAGAMES, levando em conta o ano de 2005.

A boa notícia é que o faturamento das empresas locais cresceu 40%, de 2003 para 2004. A má, é que o total faturado é ínfimo, considerando o cenário mundial: apenas US$ 18 milhões.

No frigir dos ovos, a coisa parece promissora. Ter uma política nacional de desenvolvimento de sofware, que funcione, é querer demais... mas o pessoal está conseguindo tocar o barco contra a corrente. Se você vai abrir seu próprio negócio, talvez seja uma boa analisar esse nicho. Só não procure a Telemar para compor a sociedade... parece que dá azar.

relacionados


Comentários