Meio Bit » Arquivo » Internet » A Guerra dos Calendários On-line

A Guerra dos Calendários On-line

17 anos atrás

Dados recentes do Hitwise e do Comscore demonstram a rápida ascensão do Google Calendar frente aos seus principais concorrentes, os aplicativos da Yahoo! e da Microsoft. Em poucos meses a Google conseguiu alcançar o patamar da concorrência e - segundo o gráfico abaixo - enquanto os serviços da Yahoo! e da Microsoft perdem audiência o Google Calendar prospera.

Poucas semanas atrás o serviço da Google superou o market share do MSN Calendar - nos EUA -, e rapidamente esta se aproximando do serviço da Yahoo! que esta em queda livre. Em seis meses de junho de 2006 à dezembro de 2006, o market share do serviço da Google cresceu incríveis 333%.

O Yahoo! e o MSN Calendar têm como usuários primários aqueles que utilizam seus respectivos serviços de e-mail. A Hitwise Clickstream revelou essa tendência na semana de 30/12/2006. A pesquisa demonstrou que 88% dos usuários que acessam o MSN Calendar vêm diratamente do Hotmail – o serviço de e-mail da Microsoft. Já o Yahoo! Calendar recebe 48% dos seus usuários diretamente do Yahoo! Mail ou do Yahoo! Address, os outros 52% dos acessos são provenientes de outros sites da Yahoo!.

Do outro lado, o Google Calendar recebe, apenas, 19% do tráfego através do seu serviço de e-mail, o Gmail, 42% dos acessos são conquistados a partir da sua ferramenta de busca. Pasmem, o Yahoo! Mail é o terceiro maior gerador de tráfego para o serviço da Google com 2,7% e o Hotmail ocupa a sexta posição com 1,2% do fluxo.

Esses dados indicam que não necessariamente os usuários do Gmail acessam o Google Calendar atualmente. Por isso, que o serviço esta em um nível de crescimento astronômico enquanto seus concorrentes estão encolhendo.

A experiência de usabilidade no serviço da Google é, infinitamente, mais elevada do que nos serviços da concorrência. Para o usuário que deseja organizar sua agenda no ano de 2007, faça igual a maioria dos internautas – use o Google Calendar e desfrute de um serviço robusto, amigável e superior.

Baseado nessa pesquisa aposto, essa tendência será refletida também para os usuários da plataforma de e-mail. Possivelmente, ainda em 2007, o Gmail se tornará uma ameaça real e preocupante para Yahoo! e Microsoft.

Segunda-feira analisarei as funcionalidades do Google Calendar para demonstrar quantas possibilidades a ferramenta disponibiliza ao usuário, e claro, de graça.

por: Diego Cox

relacionados


Comentários