Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon EOS 5D Mark III - infiltração de luz

Canon EOS 5D Mark III - infiltração de luz

12 anos atrás

Bem, a novela é um pouco longa. Todo mundo estava esperando ansiosamente pela EOS 5D Mark III por conta da qualidade que a série do equipamento já mostrou. Porém, ninguém poderia esperar que a câmera mostrasse um defeito tão esquisito. No começo, alguns usuários começaram a notar um comportamento estranho da câmera. Quando se ligava a câmera, sem colocar a lente, e escolhido uma certa velocidade de obturador, ao acionar a luz do visor LCD superior a velocidade caia pela metade. Esquisito? Muito, mas todos diziam que isso acontecia quando o equipamento estava sem a lente. Em uma situação real de fotografia isso não aconteceria.

Porém, albuns usuários começaram a fazer alguns experimentos em situações reais e se descobriu que mesmo com a lente acoplada existe uma variação de até 2/3 na exposição, independente do modo de disparo que está sendo usado. Vídeos e textos começaram a percorrer a internet, mas até poucos dias a Canon não havia se pronunciado. No dia 13 de abril a Canon divulgou um comunicado admitindo o problema e explicando que "Em ambientes extremamente escuros, se o painel LCD acende, o valor da exposição apresentada pode mudar como resultado de detecção do sensor AE (Auto Exposição) de luz do painel LCD." Ou seja, existe uma infiltração de luz do visor LCD para dentro da câmera. No mesmo comunicado a empresa avisa que está trabalhando em uma solução.

Todos apontam que existem duas saídas. A primeira, que seria a mais barata, seria uma solução via firmware que tentasse equilibrar a exposição quando a luz do LCD for ativada. Ou seja, um lance bem Tabajara. A segunda, bem mais cara e trabalhosa, seria recolher todos os equipamentos já vendidos e executar os reparos necessários, o que seria a melhor solução para o consumidor. Hoje aconteceu mais um capítulo nessa novela. A Canon suspendeu oficialmente e de forma temporária a distribuição da 5D Mark III para os representantes de venda no Reino Unido. Em grandes lojas como Amazon e B&H Vídeo não é mais possível encontrar o equipamento para venda. Ele está temporariamente fora do estoque. Ao que parece a Canon vai reparar o defeito nos equipamentos ainda não vendidos e, você que já comprou, se prepare para embrulhar em plástico bolha e mandar para a assistência técnica.

 

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários