Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Comparativo de vídeo - D800 x 5D Mark III

Comparativo de vídeo - D800 x 5D Mark III

12 anos atrás

Acho que todo mundo estava se perguntando qual das novas câmeras full frame que chegaram ao mercado fazem o melhor vídeo. A coisa está tomando proporções que eu nunca poderia esperar. Depois dos megapixels e qualidade em ISO elevado, o que manda na corrida pela preferência do consumidor agora é a qualidade do vídeo em Full HD. E não é para menos. A Canon 5D Mark II deu início a todo um mercado de vídeo que se utiliza das câmeras DSLR para produzirem peças publicitárias, filmes, documentários e filmagem de eventos de forma profissional. Isso se deve ao relativo preço baixo dos equipamentos (se comparados às câmeras de vídeo profissionais) e também pela grande disponibilidade de lentes de alta qualidade no mercad0 de novos e usados.

Depois desse início a Nikon também entrou na briga e agora temos a Nikon D800 batendo de frente com a Canon 5D Mark III. Como não poderia deixar de ser, já temos um primeiro comparativo entre a capacidade de filmagem das duas câmeras. O vídeo está disponível no Vimeo e foi postado pelo usuário Joe Marine. O comparativo ainda tem como bônus a participação da 5D Mark II, que foi a câmera que começou tudo isso. Todos os equipamentos filmaram a mesma cena com a mesma quantidade de luz. Também foi utilizada uma única lente para as três câmeras, a Nikkor 85mm f/1,4. A metodologia é bem simples. O processo de gravação foi feito com temperatura de cor em 3200K e com velocidade do obturador em 1/50s. A velocidade ISO foi sendo aumentada gradativamente começando em 500 e terminando em 25.600. Vejam abaixo o resultado.

Embora o ISO seja definido por um padrão internacional e, teoricamente, deveria ser igual para todos os equipamentos, notamos que a Nikon D800 consegue uma melhor captação de iluminação e de detalhes. Provavelmente se trata de algum elemento de software. Porém, isso tem um preço (também por conta da maior densidade de pixels), pois o ruído gerado é mais palpável. Mesmo em ISO 25.600 a 5D Mark III ainda mantém uma qualidade aceitável de imagem e, pelo menos em minha opinião, uma melhor representação das cores. Porém, cada um deve tirar sua própria conclusão.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários