Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Reduzindo várias fotos ao mesmo tempo

Reduzindo várias fotos ao mesmo tempo

17 anos atrás

Com a chegada das festas de fim de ano, os donos de câmeras digitais se põem a tirar foto das festas. Até ai tudo bem, mas chega na hora de tirar as fotos e mandar para os outros familiares e começam os problemas. Geralmente, as pessoas costumam tirar fotos na resolução máxima das câmeras e, conseqüentemente os arquivos das fotos acabam sendo grande, mais de 1 mb por foto já complica. Pensando nessas pessoas, resolvi escrever um pequeno tutorial para ajudar as pessoas reduzirem várias fotos de uma vez só. Evitando o trabalho de diminuir uma por uma. Vamos lá: Existem vários programas que fazem a redução das fotos, inclusive o famoso Photoshop. Para exemplificar, vou usar o IrFanView 3.99, que é um visualizador de imagens, simples e prático e, particularmente gosto bastante.

1 - Abra o IrFanView

2 - Entre em File > Batch Conversion/Rename...

3 - Selecione as fotos a serem reduzidas. Pode ser usado os botões "Add", "Add all". Ou simplesmente arrastá-las com o mouse para dentro da caixa "Input files".

4- Uma fez selecionadas e ordenadas as fotos, é preciso escolher o destino das fotos redimencionadas. Para isso use a caixa denominada "Output directory" 5- Nesse processo é possível fazer apenas a conversão do formato da foto, do tamanho, apenas renomeá-las ou fazer os dois processos ao mesmo tempo.

6- No botão "Set advanced options" é preciso ajustar o futuro tamanho das imagens. No exemplo, coloquei 1024x768 por ser uma resulação bastante usada pelas pessoas em seus computadores.

7- Após serem feitas todas as devidas configurações clique no botão "Start".

A conversão poderá demorar algum tempo, conforme o número de fotos que você escolheu para serem redimensionadas.

Update: o Tiago Madeira postou como fazer isso no Linux, para os usuários de linux é uma boa dica

relacionados


Comentários