Meio Bit » Arquivo » Games » As brigas de torcidas e o Grand Theft Auto

As brigas de torcidas e o Grand Theft Auto

12 anos atrás

dori_gta_03.04.12

Quem não acompanha as notícias sobre futebol talvez nem tenha ficado sabendo, mas antes da partida entre Corinthians e Palmeiras realizada no domingo retrasado (25/03), integrantes das torcidas organizadas Gaviões da Fiel e a Mancha Alviverde se envolveram numa enorme briga que havia sido marcada previamente pelo Twitter. O saldo da estupidez foi a morte de duas pessoas (porque me recuso a chamar-lhes de torcedores) que vestiam as cores do clube verde e branco, fazendo ressurgir a velha discussão sobre o uso do futebol como um catalizador da violência.

Um dia depois da tragédia a Federação Paulista de Futebol tomou a atitude mais fácil e que já provou não dar resultado, proibir a entrada nos estádios das organizadas envolvidas no episódio e o assunto ainda repercute, sendo que hoje o jornal Diário de são Paulo publicou uma matéria, inclusive na versão impressa, falando sobre uma modificação para o Grand Theft Auto: San Andreas onde o objetivo é participar de versões virtuais desses embates.

A criação de péssimo gosto conhecida como GTA Torcidas coloca dois grupos rivais para se enfrentarem em partidas multiplayer, com cada pessoa controlando um personagem e onde devem também enfrentar policiais, invadir estabelecimentos comerciais e causar o maior caos possível. A dedicação dos responsáveis é tão grande que frequentemente são lançadas atualizações para as bandeiras e roupas usadas pelos valentões e no Youtube é possível encontrar uma infinidade de vídeos mostrando os confrontos, invariavelmente ao som de funks ou músicas que funcionam como hinos de guerra.

Acho que ninguém dirá que os confrontos entre as torcidas acontecem por causa de um jogo eletrônico que “simula” esses eventos, devido as dancinhas ridículas realizadas pelos jogadores ao marcarem um gol ou as declarações estupidamente provocadora ditas por dirigentes sem o menor preparo, porém, será que essas atitudes não servem para aumentar uma rivalidade descabida que frequentemente tem tirado a vida de muitas pessoas?

Se bandos usam o esporte bretão como pano de fundo para marcarem brigas e provavelmente extravasarem suas frustrações, assim como vimos no filme/livro Clube da Luta, modificações como esse GTA Torcidas estão servindo como um meio para as facções aumentarem a sensação de hostilidade entre elas e a facilidade oferecida pela internet permitiu que essas guerras, que inclusive possuem regras, pudessem ser marcadas com antecedência e que, claro, todos sabem quando acontecerão, menos a polícia ou os responsáveis pela segurança pública de nossas cidades.

Então, acho que não é difícil perceber quem são os verdadeiros culpados por essa imbecilidade e não creio que alguém apontará os games, o futebol ou as redes sociais.

relacionados


Comentários