Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Desktop Linux: A Bolha Estourou?

Desktop Linux: A Bolha Estourou?

17 anos atrás

bolhalinux.jpg

Em um editorial no OSNews Thom Holwerda escreve sobre uma tendência preocupante: A perda de terreno dos principais desktops Linux, KDE e Gnome, em relação à concorrência. É verdade. A última grande revisão lançada dos dois foi em 2002.

Estamos em 2007, praticamente. Não há nada planejado para o Gnome, e o KDE está parado na projetada versão 4.0 mas não há um roadmap além disso. Para piorar o Gnome está perdido. Não há nada sobre o Gnone 3 além de boas intenções e "idéias aleatórias de gente aleatória em lugares aleatórios".

Ambos os projetos carecem dos mesmos recursos: Mão-de-obra e dinheiro. A dura realidade é que projetos dessa monta só funcionam com investimento, a idéia de um monte de gafanhotos trabalhando isoladamente é bonita e romântica, mas qualquer um com 2 meses de gerência de projetos sabe que não é assim que a banda toca. NENHUM projeto dessa magnitude existe na forma romântica como os fãs do FOSS vêem o mundo. O RESULTADO pode ser Open Source, o gerenciamento e desenvolvimento seguem linhas tradicionais.

Muito provavelmente o KDE4 irá sair em 2008, o que representará SEIS anos sem um lançamento de monta. A concorrência, como foi dito, não está parada. O Leopard vem aí, os fãs da Apple já estão animados com o hype, e Steve Jobs está mostrando serviço. De Redmond, "muitos fanboys anti-Microsoft reclamam que o Vista é apenas o XP de roupa nova, mas qualquer um de mente aberta percebe que não é, absolutamente, o caso".

Thom estima que o Linux só terá uma resposta para os lançamentos da Microsoft e da Apple em 2 anos, e que embora a bolha do desktop Linux ainda não tenha estourado, está quase, e se o Gnome e o KDE não se mexerem, a explosão é iminente.

Via Slashdot e OSNews

relacionados


Comentários