Meio Bit » Baú » Hardware » Samsung atucha tecnologia Kinect em câmera de celular

Samsung atucha tecnologia Kinect em câmera de celular

13/03/2012 às 13:23

SONY DSC

Embora a gente viva fazendo piada com os tablets da Samsung, chamando até de Galaxy Tadinho, é fato que a empresa manda muito bem em tecnologia, seja naquele monitor/janela transparente, seja produzindo os processadores que são o coração dos produtos Apple.

A empresa tem uma expertise invejável na área de imagem, e se aquele diretor estava exagerando quando disse ter 10 mil engenheiros em pesquisa e desenvolvimento, se chutou 50 100% pra cima isso ainda deixa um grupo de 5 mil. Se o Brasil inteiro tiver menos que isso fazendo pesquisa de ponta na área de imagem, não me surpreendo.

O resultado é que eles não são uma Foxconn da vida, criando tecnologia que mesmo que não usem, vão vender e muito. Um exemplo é o sensor CMOS HD (1920 x 720) que não só captura imagens coloridas normais, como simultaneamente grava informações de profundidade, no eixo Z, como o Kinect da Microsoft.

A diferença é que enquanto no Kinect você tem uma câmera RGB para imagens normais e um sensor infravermelho pra ler a informação de profundidade, no sensor da Samsung tudo se resolve num chip só.

E mais: O Kinect tem resolução de 320x240, já o chip da Samsung lê profundidade em uma matriz de 480x360 pontos. Aqui uma imagem do mapa de profundidade dele:

samsung3d

As implicações dessa tecnologia são imensas. De cara, muda tudo na interface do celular. Ela pode sair da tela, pode se tornar algo realmente 3D. Pense em todo o gestual feito num iPhone da vida, mas no espaço tridimensional. É quase um Minority Report de bolso.

O chip foi apresentado em Fevereiro na International Solid-State Circuits Conference, e deve ter atraído atenção de todo mundo que quer continuar no mercado de celular.

Fonte: PA

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários