Meio Bit » Baú » Fotografia » Fuji garante ter resolvido o problema dos White Orbs

Fuji garante ter resolvido o problema dos White Orbs

12/03/2012 às 21:09

Veja a situação. Você gosta muito de fotografia. Quer uma qualidade de imagem parecida com o que ser consegue com uma câmera reflex, mas não quer carregar uma câmera grande e pesada. O diferencial nessa história é que você tem muita grana para gastar. Se está antenado no que acontece no mundo da tecnologia fotográfica então a escolha certa é comprar um dos novos modelos de alto desempenho da Fuji. Depois de chegar em casa com o novo equipamento, e de ter sangrado o fígado para a loja que p vendeu, você sai feliz com sua câmera e ao fazer algumas fotos (ISO alto e pouca luz), descobre alguns objetos redondos e brilhantes em sua imagem. Nesse momento você tem duas opções. Ou acredita que são seres de outra dimensão que querem apenas dizer um oi, ou vai para o Google e faz uma pesquisa.

Nesse momento você descobre que os modelos equipados com o novo sensor CMOS da empresa , as Finepix X10 e X-S1, estão apresentando problemas com esses pequenos objetos que já são chamados pelos usuários de white orbs. Eles acontecem na imagem em certas condições de luz e com ISO elevado. Para falar a verdade, esse reflexo fluorescente pode acontecer em qualquer câmera, mas são situações raras. Com os equipamentos da Fuji a coisa estava tomando proporções gigantescas e muita gente estava reclamando. Se fosse uma Tek Pix tudo bem, paciência, mas são câmeras muito caras. O pessoal da empresa nipônica colocou os neurônios para funcionar e trouxeram duas soluções:

1 - Em fevereiro foi lançado uma atualização de firmware (versão 1.03) para a X10 que tenta prevenir o aparecimento dos ORBS principalmente no modo EXR. A atualização tenta identificar as situações mais comuns onde os Orbs aparecem e tenta regular o equipamento para remediar o equipamento. Uma versão para a X-S1 é prometida agora para março;

2 - Uma atitude mais drástica é a reconstrução do sensor com especificações que evitem o aparecimento do problema. A empresa está trabalhando a todo o vapor e promete o novo sensor para o final de maio de 2012. Não ficou claro se o sensor vai equipar apenas as novas câmeras a serem produzidas ou se haverá um recall total;

A Fuji também indica que todos que obtiveram o fenômeno em suas fotos devem procurar a assistência técnica autorizada para tentar corrigir o problema (realmente, tem gente que não sabe atualizar o firmware de uma câmera). Resumindo tudo, a empresa disse que fez caquinha e quer dar um jeito antes que a reputação dos equipamentos despenque ladeira abaixo. Espero que a coisa seja resolvida, afinal de contas são câmeras fantásticas e que merecem ter uma longa vida no mercado.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários