Meio Bit » Arquivo » Hardware » Preparativos de Verão: Dicas para reduzir a temperatura do seu PC

Preparativos de Verão: Dicas para reduzir a temperatura do seu PC

17 anos atrás

Lendo as perguntas de alguns leitores, resolvi escrever esse post e registrar aqui no MeioBit algumas dicas para melhorar a temperatura interna do PC.

Não se preocupe, eu prometo que não vou usar contas matemáticas ou fórmulas de termodinâmica. Combinado?

Uma CPU pode operar até 80 °C sem danificar os transístores e componentes internos. Teoricamente ela pode operar até um pouco mais alto que isso, mas está longe de ser o ideal. A margem de operação segura está normalemnte entre 65 °C e 75 °C.

Existem 2 fatores principais:

1. Temperatura em modo de espera: é quando o seu sistema operacional acaba de ser inicializado e fica parado, apenas com os programas e serviços em background rodando.

2. Temperatura em carga máxima: a maneira mais fácil de exigir tudo da CPU é rodar um jogo. Outra opção é renderizar uma imagem em algum software 3D (o Blend, que é gratuito e free é uma boa pedida). Um teste bastante comum é usar o bom e velho Photoshop, com uma imagem de altíssima resolução e aplicar um filtro no máximo como Gaussian Blur.

Se durante um jogo ou trabalhando seu PC ultrapassa os 70 °C, talvez esteja na hora de prepará-lo para aumentar a vida útil do equipamento.

A primeira coisa a se fazer é olhar a temperatura quando a máquina não está fazendo praticamente nada, mas está totalmente ligado. Em inglês o termo usado é "idle". Depois, rodar um jogo de última geração por alguns minutos e ver qual a temperatura máxima. Se passou dos limites seguros, está na hora de considerar algumas opções:

  • Comprar outro gabinete: um que possua entradas de ar para ventilar melhor o seu gabinete. O melhor truque para saber se ele é o responsável pelo aquecimento é abrí-lo completamente e refazer o teste. Se os resultadores forem melhores, aí está o vilão.
  • Se comprar um gabinete não é opção, considere fazer algumas alterações no atual. Provavelmente os furos do exaustor são pequenos demais, então remova todo o aço. Provavelmente 50% ou mais do fluxo de ar está sendo bloqueado.
  • Túnel de vento: não adianta colocar o melhor cooler do mercado se o ar quente fica nas redondezas da CPU. O ideal é configurar os dissipadores de forma que o ar quente sempre seja jogado para fora, e uma fonta de ar fresco esteja disponível.
  • Se você está completamente sem $ e não quer nem pensar em problemas de aquecimento, vá pelo caminho mais fácil: abra o gabinete e coloque um ventilador comum soprando ar em cima dele. Vai ficar imundo, mas é apenas temporário e pode ser limpo depois..
  • Se o gabinete está bom, o túnel de vento foi criado e ainda assim há um problema de aquecimento, talvez o problema possa estar com o dissipador. Se o modelo for alumínio, um de cobre certamente será mais eficaz. Mesmo que não seja, o problema pode ser a pasta térmica vagabunda. Compre uma de boa qualidade e refaça a aplicação.

Essas dicas são úteis para a CPU, mas a grande lição é manter o ar dentro do gabinete circulando. Lembre-se sempre que a CPU será resfriada com o ar do ambiente em torno dela.

Update: Outros testes para aquecer a CPU
1. Converter para qualidade de rádio FM 1GB de músicas em MP3.
2. Comprimir vídeos de um formato de MPEG2 para DivX ou XVid.

relacionados


Comentários