Meio Bit » Arquivo » Games » A Nintendo está de volta: Wii, DS e GameBoy são sucesso de vendas no mundo.

A Nintendo está de volta: Wii, DS e GameBoy são sucesso de vendas no mundo.

17 anos atrás

A Big N está de volta. Se algum de vocês ainda duvidava, os recordes de vendas de jogos e consoles, nos EUA, Europa, Japão e Austrália confirmaram o que alguns analistas de mercado estavam prevendo.

Em apenas dois dias, foram vendidos 325 mil unidades do Wii na Europa, um recorde. Junto com essas vendas, foram vendidas 240 mil cópias do The Legend of Zelda: Twilight Princess, já que, como prometido, o jogo foi lançado juntamente com o console.

Algo que não fora previsto é que os consumidores não apenas estão comprando o Wii, como também estão levando para casa os consoles portáteis da empresa: Nintendo DS e GameBoy Advance. Em apenas uma semana, foram vendidas 515 mil unidades do DS na Europa.

Com o fracasso de manufatura da Sony dos diodos de Blu-Ray, simplesmente não há unidades suficientes no mercado e os números iniciais de vendas foram ainda mais pífios que o previsto: nos EUA, foram vendidos 197 mil PS3 no lançamento. Isso representa menos da metade do prometido, de 400 mil unidades. E já surgiram rumores de que o lançamento na Europa será atrasado. Eu ainda acho que o problema também está no fornecimento de processadores Cell, dado o baixo aproveitamento dos waffers, mas isso é outro papo.

O consumidor americano comprou em Novembro 511 mil XBox 360 e 600 mil Wii, esse último em 8 dias. Mas a grande surpresa foi realmente o salto em vendas dos portáteis. Apenas o Nintendo DS, nos EUA, fechou novembro com mais de 900 mil unidades vendidas. Quem acreditava que o novo console da Big N iria vampirizar as vendas errou feio: estão na verdade comprando o Wii e levando também um Nintendo DS ou GameBoy Advance. Outra explicação possível é que na falta do console de primeira escolha, o PS3, o consumidor leva o portátil da Nintendo.

Na Austrália, o Wii vendeu 32.901 unidades em apenas dois dias, superando o recorde anterior, do XBox 360.

Parece que o consumidor está sintonia fina com as idéias da empresa, de interação, para todas as idades, simplicidade e preços baixos. A Sony está falhando tanto porque o PS3 foi lançado antes do tempo e quem ganha com a frustração é justamente a concorrência. Deve-se lembrar também que o PS3 foi criado para o mercado de entusiastas: é o consumidor que paga 600 dólares numa GeForce 8800, mas decide comprar um console, por exemplo.

Já o produto da Nintendo possui apelo para todos, o que pode ter sido o maior acerto de estratégia desde o SNES.

Fontes: MSNBC, GameSpot, CNN Money, GWN

relacionados


Comentários