Meio Bit » Arquivo » Internet » Eu Adoro o BlogBlogs!!! (em defesa do BlogBlogs)

Eu Adoro o BlogBlogs!!! (em defesa do BlogBlogs)

17 anos atrás

Já faz algumas semanas que penso em postar um artigo esclarecedor e animador sobre o BlogBlogs para os usuário, futuros usuários e a blogosfera em geral, mas infelizmente tenho dedicado o tempo que me sobra a desenvolver o site para resolver logo os problemas dos quais as pessoas estão reclamando e oferecer um site bem melhor do que o original. Bom, mas hoje foi diferente, ao ver o artigo de ontem do Corvo resolvi que era hora de parar um pouco com a codificação e postar algo.

Rais, raios múltiplos!!!

Bom, vamos por partes. Primeiramente é claro que sinto muito pelos problemas que estamos passando, mas a realidade é que o número de acessos não para de crescer e vários componentes dos sistemas não estavam preparados para isto. Bom, não é falta de servidor ou de banda, é pior, é um problema da complexidade dos sistemas mesmo. O BlogBlogs faz uso intensivo de Banco de Dados para disponibilizar informações em tempo-real para seus usuários e isto tornou-se um problema. Existe solução, mas isto toma um certo tempo, pois estou reescrevendo praticamente o sistema todo para torná-lo bem mais eficiente na próxima versão. Veja, já são mais de 4 milhões de registros no banco de dados e toda página erá 100% gerada dinamicamente, mas isto vai mudar para melhor!!! Ahh, e tem mais, sou o único por trás do BlogBlogs o que faz do BlogBlogs o primeiro site Web 2.0 com 1/4 de funcionário (não pago), já que me restam apenas as madrugadas para trabalhar nele.

You are simply the best… Ranking!!!

Quanto a Ranking, o pepino maior foi de que o sistema de Ranking que bolei que é bastante interessante, pois baseia-se nos links que um determinado blog recebe (o que torna ele bem menos suscetível a fraudes), era bem mais complexo do que eu imaginava. Assim, quando coloquei o ranking no ar para testes o sistema tinha processado mais de 100 mil links e encontrado apenas 500 que seria considerados para o ranking, o que era definitivamente uma falha no meu algoritmo. Bom, o ranking também está sendo refeito e será colocado em testes junto do novo release do site. Bom, outro fato foi o de que o pessoal aqui não linka muito o blog alheio, mas isto já é assunto para outro post.

Não basta funcionar, tem que ser bonito.

As novidades não param por ai, eu também não estava satisfeito com o layout (design) do site. O atual é bem melhor do que o original, mas ainda está longe do ideal. Porém não sou dotado de dons artísticos, e se vocês virem o design que utilizo aqui no desenvolvimento vão cair de costas e nunca mais visitar o site, pois é triste. Mas tenho um grande amigo, o Felippo da Mezzi (não tem site ainda, haha, casa de ferreiro, espeto de pau) que está me ajudando (e sofrendo um pouco com minha ansiedade, que aumentou muito com o post do Corvo) a desenhar um novo layout para o site. Mas isto também não é um processo rápido, fazer algo legal, bonito e que tenha a cara do BlogBlogs está dando mais trabalho que o Felippo imaginava. Mas vai sair, segundo ele o design fica pronto na próxima semana. Será? Hehehe.

E tem mais…

E tem mais, o sistema de contato com o BlogBlogs esta bem melhor (este já está pronto) e será baseado em tickets de suporte, assim nenhum usuário ficará sem resposta para suas mensagens (sistema que o Corvo deveria ter usado para me enviar as críticas antes de pregar elas na web, mas tudo bem, o efeito final foi bom e foram construtivas). Uma coisa legal do novo sistema de suporte é que agora poderei ter outras pessoas me ajudando a responder os pedidos de ajuda, o que é ótimo, pois isto me deixa com mais tempo para programar os sistemas do BlogBlogs e a melhorar o site cada vez mais. Alguém quer ajudar com isto?

Ainda não acabou. Apesar de o BlogBlogs ainda não ter saido do vermelho (considerando tudo que já investi), resolvi retribuir aos meus usuários e à blogosfera em geral com um pequeno mimo. Não vou estragar a surpresa aqui, mas a dica eu já dei um post no Weblog Oficial do BlogBlogs. Ainda não sei qual critério utilizarei para escolher o felizardo, mas vem surpresa por ai. Se você ainda não é usuário cadastrado do BlogBlogs não perca a chance de participar fazendo o seu cadastro agora.

Finalmente, algumas das sugestões do Corvo estão mesmo em minha lista de novidades, mas não vou estragar a surpresa por aqui. E claro, os destaques atuais não são destaques, são os últimos blogs que foram ‘mexidos’ no bando de dados. Mas este tipo de coisa vai mudar. Com o ranking e a melhoria no sistema de favoritos, estas coisas faram muito mais sentido daqui pra frente.

Vamos em frente…

Bom, antes de acabar, peço um pouquinho mais de paciência e que saibam que estou empenhado em resolver isto logo e a melhorar o BlogBlogs cada vez mais. Estou sempre escutando meus usuários e aberto a novas idéias, críticas e sugestões. Acho que este é um dos principais diferenciais do BlogBlogs.

Muito obrigado aos atuais usuários, os que suportam, os que criticam e a todos que ajudam a blogosfera brasileira a amadurecer cada vez mais. Valeu!!!

Sinceramente,

Mané (sou eu)

relacionados


Comentários