Meio Bit » Arquivo » Games » Afinal, o problema é do XBLIG ou dos desenvolvedores?

Afinal, o problema é do XBLIG ou dos desenvolvedores?

12 anos atrás

dori_ben_20.02.12

Mesmo tendo surgido como uma ótima oportunidade dos desenvolvedores independentes lucrarem com a venda de suas criações em mais uma plataforma, não há como negar que o Xbox Live Indie Games não deu muito certo, com muitos estúdios frequentemente reclamando sobre a falta de visibilidade oferecida pela Microsoft, mas em uma entrevista, Dan Marshall, fundador da Size Five Games! (Ben There, Dan That!), tratou de livrar um pouco a barra da gigante de Redmond.

Eu costumava pensar que muito era devido ao marketing – vários dos indies lançam seus jogos e de forma preguiçosa acham que o boca a boca magicamente fará o resto, mas na verdade é um trabalho duro fazer com que as pessoas notem seu jogo.

Então eu credito um pouco da falha do XBLIG na complacência; seja um XBLA ou XBLIG, se obtiver boas análises e bastante cobertura, ele venderá, certo? As pessoas não são estúpidas – se o Super Meat Boy tivesse saído como um XBLIG, depois de todo aquele burburinho, ele teria dado lucro, certo? É apenas um menu diferente.

Contudo, Marshall colocou em dúvida a sobrevivência do canal para a próxima geração, pois segundo ele, a Microsoft precisa admitir que a ideia se mostrou um grande fracasso e o que eles devem fazer é encontrar um meio termo entre o Xbox Live Indie Games e o Xbox Live Arcade.

Estou de acordo plenamente. Encontrar bons jogos na XBLIG é uma tarefa quase impossível e talvez o grande erro da Microsoft tenha sido permitir que praticamente qualquer tipo de porcaria seja lançado por lá, ao contrário do que vemos no Steam por exemplo, o que só contribui para que as pessoas mantenham-se afastada do canal. Acho também que se eles tivessem conquistas venderiam mais, porém, o principal mesmo é a qualidade, algo raro por lá.

[via Hookshot inc.]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários