Meio Bit » Arquivo » Games » Desenvolvedoras, o novo Xbox e o comércio de jogos usados

Desenvolvedoras, o novo Xbox e o comércio de jogos usados

12 anos atrás

dori_usa_07.02.12

Há alguns dias uma polêmica relacionada ao comércio de jogos usados ganhou a internet. Tudo porque um rumor dizia que o próximo console da Microsoft teria um sistema que impediria que os jogos pudessem ser aproveitados em mais de um aparelho. Como era de se imaginar, a notícia não foi bem recebida pelos jogadores, gerando incontáveis críticas, o que não impediu que Jameson Durall, designer da Volition, Inc. expressasse uma opinião bastante diferente.

Pessoalmente acho que isso poderia ser uma mudança fantástica para o nosso negócio e mesmo que os consumidores estejam em pé de guerra sobre isso num primeiro momento… eles entenderão o motivo e porque ele não irá matá-los.

Durall explica em seu blog que uma maneira de impedir a venda de jogos usados seria incluir uma chave em algum lugar do código do game que o vinculasse a uma conta da Xbox Live e embora reconheça que o sistema tenha falhas, ele sugere que uma maneira de resolver o problema das locações ou empréstimos de jogos poderia ser resolvido com a própria Microsoft alugando licenças, cobrando uma pequena taxa pela liberação por alguns dias e repassando parte do valor para as desenvolvedoras.

O rapaz conclui afirmando que algo precisa ser feito sobre os jogos usados, caso contrário há o risco de a indústria entrar em colapso, além de as pessoas não entenderem o quanto é investido para que um jogo seja vendido “por apenas US$ 60” e o quanto elas prejudicam as desenvolvedoras ao comprar uma cópia usada ou piratear um game.

Para dizer a verdade não tiro a razão dele, só acho que há uma maneira mais simples de resolver a situação e ela atende pelo nome de distribuição digital. O grande problema a meu ver nessa história está no fato de que logo alguém descobrirá uma maneira de burlar esse sistema, também conhecido como número serial, e novamente os prejudicados serão aqueles que adquiriram normalmente seus jogos.

[via CVG]

relacionados


Comentários