Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Pentax K-01 - mais uma mirrorless

Pentax K-01 - mais uma mirrorless

12 anos atrás

Finalmente a Pentax embarca no mundo das câmeras mirrorless com um equipamento de respeito, mas ao mesmo tempo esquisito. Digo respeito porque sou um grande admirador das câmeras da empresa. Minha segunda câmera fotográfica foi uma Pentax K1000 e logo depois uma MZ50. As reflex digitais da empresa não ficam devendo para nenhum outro fabricantes, mas misteriosamente ela vem perdendo mais e mais espaço nas porcentagens de vendas ao longo dos anos. Talvez seja apenas um problema de marketing, mas no Brasil tenho certeza que é por conta da péssima política junto ao consumidor de todos que representaram a empresa. Enquanto a Pentax não estiver presente de forma oficial nos países para oferecer o seu produto creio que não vão conseguir aumentar a sua fatia do mercado.

Quando digo esquisito estou me referindo aos conceitos nada tradicionais do design da Pentax. Fora as câmeras multicoloridas e as centenas de verões especiais de seus equipamentos, também deve ter alguém bem maluco fazendo os desenhos das câmeras lá dentro. A nova Pentax K-01 pode ser considerada, no mínimo, uma câmera feia. E neste caso específico a empresa anunciou que o equipamento foi projetado pelo famoso designer Marc Newson. Tudo bem que muita gente vai dizer que o que vale é a foto que ela entrega, mas se vou gastar uma quantidade razoável de dinheiro para comprar um equipamento fotográfico e andar com ele pendurado no pescoço, gostaria que ele fosse pelo menos bonito. Mas, isso é uma encanação de minha cabeça.

Embora a câmera não seja uma beleza, literalmente, ela nos entrega algumas características muito interessantes. O corpo é construído sobre um esqueleto de alumínio e pode ser encontrado nas cores preto, branco ou amarelo. O equipamento está municiado com um sensor APS-C de 16 megapixels de resolução máxima e você pode optar por utilizar qualquer uma das 25 milhões de lentes que a Pentax já fabricou ao longo das décadas (uma possibilidade muito positiva). A câmera também possui vários modos de disparo contínuo, visor LCD com 920 mil pontos, gravação de vídeos Full HD com 30 fotogramas por segundo ou HD com 60 fotogramas por segundo, velocidade ISO entre 100 e 25.600 e sistema de limpeza por vibração no sensor e de estabilização de imagem. Junto com a câmera temos o lançamento da nova lente XS 40mm f/2,8. Uma crítica encontrada no Dpreview aponta que, pelo fato da câmera utilizar o mesmo sistema de lentes das reflex da empresa, o seu tamanho é quase igual a uma câmera normal com espelho. Este é um problema, já que uma propaganda forte do sistema mirrorless é de serem câmeras menores e mais leves.

A Pentax K-01 está chegando ao mercado em março e vai custar US$ 750,00 apenas o corpo e US$ 899,00 com a nova lente 40mm f/2,8.

relacionados


Comentários