Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Criatividade acima da ferramenta

Criatividade acima da ferramenta

17 anos atrás

Pense sobre quantas vezes isso aconteceu com você. Durante a execução de um trabalho ou enquanto contrata serviços de um profissional liberal você se depara com a situação de precisar de um programa específico para abrir um tipo de arquivo. Frases como “você tem aí o Corel?” ou “preciso instalar o Photoshop” são comuns. Qualquer amigo meu, depois de comprar uma máquina nova ou mesmo formatar um PC acaba, invariavelmente, me ligando para perguntar se eu não tenho um CD com alguma dessas aplicações consagradas para emprestar. Afinal, eu sou “entendido” em informática (não me perguntem onde eu consegui esse título, afinal eu preferiria um bacharelado) e portanto devo ter uma biblioteca inteira de discos com os programas “que todo mundo usa”, certo?

O que eu não entendo, pessoalmente, é porque alguém que vai usar o PC em sua casa precisa de um Corel Draw ou de um Adobe Photoshop. Afinal são programas profissionais e apenas “profissionais” deveriam necessitar usá-los. Entretanto as pessoas acabam querendo instalar esses programas em seus computadores, sabe-se por qual motivo. Uma das hipóteses que me surge é a de que as pessoas pensam que esses programas podem fazer coisas profissionais mesmo que sejam operados por amadores, ou hobistas se preferir. Assim, um usuário leigo acaba por instalar o Photoshop talvez por esperar que, mesmo que não entenda nada de edição de imagens, com este software ele vá conseguir criar verdadeiras obras de arte digitais.

É uma pena isso não ser verdade. Talvez o que a grande massa de usuários de computador não tenha percebido é que a criatividade faz a diferença, não a ferramenta. E que ao piratear indiscriminadamente programas profissionais para usos bobos em suas casas as pessoas estão apenas impedindo que outros programas, mais baratos e voltados ao usuário inexperiente, sejam desenvolvidos. Assim os usuários continuarão instalando Photoshop pirata para rotacionar as suas fotos pessoais e usando o alto preço do software como desculpa para o crime “pequeno” que estão cometendo. Existem dezenas de editores de imagem a preços acessíveis no mercado que poderiam servir para o que 90% das pessoas precisam. Mas é bem mais fácil “precisar” do Photoshop e pegar um CD com um amigo.

Via ImageMaster Blog

relacionados


Comentários