Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fuji X-Pro1 - mais informações

Fuji X-Pro1 - mais informações

12 anos atrás

Você quer saber um pouco mais sobre a nova câmera mirrorless da Fuji? Então não perca tempo e acesse o novo site exclusivo para a X-Pro1 que a Fuji colocou no ar recentemente. Lá encontramos informações sobre o equipamento e a história de seu desenvolvimento. Muito mais produtivo ter as informações direto da fonte do que de boatos e informações vazadas. O mais interessante é conhecer a nova tecnologia do sensor que equipa a câmera. Ao que parece não é apenas um sensor da tecnologia EXR. A Fuji chama o novo sensor de X-Trans CMOS e podemos ver a diferença no posicionamento dos pixels RGB na superfície do sensor. Segundo a Fuji a nova formatação do sensor e os filtros de cores que foram adicionados coloca a tecnologia digital mais próxima do que era produzida no filme fotográfico. As vantagens são encontradas na quase eliminação do efeito moiré e de não ser mais necessário o filtro Low-pass nas lentes.

Ainda falando no sensor, a Fuji está bancando a ideia de que o X-Trans CMOS tem rendimento superior aos tradicionais APS-C em ISO elevado e chega muito perto do rendimento dos sensores full-frame. Será verdade? Eu vejo aqui uma pequena revolução caso a Fuji realmente tenha atingido este objetivo. Junto com o novo sensor, uma quantidade enorme de novas tecnologias também foram desenvolvidas. Duas são muito importantes. Primeiramente temos o novo processador da câmera. Com um sensor poderoso como este a capacidade de processamento das imagens também deve ser alta. Utilizando a tecnologia EXR foi desenvolvido o novo EXR Processor PRO com capacidade de trabalhar com todas as informações geradas pelos filtros de cores do novo sensor.

Por último, temos as lentes que foram produzidas especialmente para o formato. Serão três lentes prime onde todos os elementos óticos são de cristais asféricos. Estamos falando da XF18mm F/2 R, da XF 35mm F1.4 R e da XF 60mm F2.4 R Macro. Todas com grande abertura de diafragma e com a possibilidade de trabalhar com 1/3 de diafragma, o que garante uma melhor exposição para as fotos. Todas as lentes possuem revestimento Super EBC e o corpo feito de metal. São especificações ótimas para o equipamento. Mas, um ponto importante não foi revelado ainda: o preço final. Alguns boatos que correm a internet dão conta que a X-Pro1 vai ser vendida por US$ 1700.00 apenas o corpo. Se entregar tudo o que promete até que o preço não está tão salgado assim.

update 001/2012 - A Fuji acaba de de publicar 9 imagens oficiais da X-Pro1. Uma em ISO 400, outra em ISO 1600 e o resto em ISO 200. As imagens estão em resolução máxima e a qualidade está muito boa. Para ver todas é só ir até o site da Fuji.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários