Meio Bit » Arquivo » Hardware » Cientistas calculam onde a nave russa vai cair: Em algum lugar da Terra

Cientistas calculam onde a nave russa vai cair: Em algum lugar da Terra

12 anos atrás

cagadasovietica

Apesar de alguns contatos promissores a Agência Espacial Russa não conseguiu reestabelecer controle da sonda Fbos-Grunt, que tinha a ambiciosa missão de ir até Marte, pousar em Fobos, uma das luas do planeta, recolher amostras de sua superfície e retornar para seu criador.

Infelizmente o V’Ger Vermelho não vingou, logo após atingir sua órbita de transferência em torno da Terra a sonda se recusou a acionar os motores do foguete principal, que a injetaria numa trajetória para Marte.

Morta em uma órbita instável, sofrendo arrasto atmosférico, a Fobos-Grunt passou boa parte de Dezembro chegando mais e mais perto do ponto sem retorno. Agora a janela de lançamento foi perdida, e mesmo que tivessem conseguido acionar os foguetes, ela não chegaria a seu destino.

Para piorar no dia 15 de Janeiro a órbita ‘decairá a ponto de se tornar insustentável, a sonda reentrará na atmosfera terrestre, com 7,5 toneladas métricas de hidrazina e tetróxido de Nitrogênio, duas substâncias que são ótimas como combustível de foguete mas se aspiradas na melhor das hipóteses farão com que você tenha filhos esquisitos.

Cientistas russos dizem que não há nenhum perigo, que o combustível queimará na atmosfera, mas leve em conta que são os mesmos cientistas que projetaram a sonda.

Agora o melhor: Calcularam a região onde a sonda pode cair. Fica entre 51 graus de latitude norte e… 51 graus de latitude sul. A área vermelha no mapa.

Com uma precisão dessas não é de se espantar que a sonda tenha dado chabu.

Quanto mais perto do dia da reentrada, mais preciso será o cálculo do ponto de impacto. Até lá sugiro que você compre um guarda-chuva.

relacionados


Comentários