Meio Bit » Baú » Games » Estudo diz que trapaças nos games são como vírus

Estudo diz que trapaças nos games são como vírus

03/01/2012 às 13:02

Seja sincero, quando foi a última vez que você usou alguma trapaça (ou macete) em um jogo? Não adianta, por mais que boa parte dos jogadores mais antigos não vejam essa prática com bons olhos, em algum momento todos já utilizaram a famosa sequência ↑↑↓↓←→←→BA ou ficaram escondido em um ponto “inacessível” de algum mapa só esperando para fuzilar um adversário em uma partida online e o pesquisador Jeremy Blackburn, da University of South Florida, resolveu estudar o efeito das trapaças em comunidades como o Steam.

Após verificar os dados coletados de mais de 12 milhões de usuários do serviço de distribuição digital, ele descobriu que mais de 700 mil contas estão marcadas como pertencendo a trapaceiros, o que o levou a algumas conclusões:

  1. Os trapaceiros permanecem juntos. Quem se vale de macetes tende a manter amizade com outros que fazem o mesmo.
  2. Trapacear é infeccioso. A chance de um jogador honesto se tornar trapaceiro no futuro está relacionado ao número de amigos taxados como tais. Os macetes se espalham pela comunidade como a gripe.
  3. Ser classificado como um trapaceiro afeta significantemente a sua posição social. Se a pessoa é marcada como trapaceiro, ela perde amigos rapidamente e alguns até se isolam dos amigos, aumentando suas configurações de privacidade.

Um tanto exagerado? Talvez, mas o fato é que se os macetes nos modos offline dos jogos são aceitáveis, o mesmo não pode ser dito sobre aqueles que se valem de artimanhas para aumentarem suas pontuações nas partidas online e títulos que não punem com rigor essas pessoas acabam tendo seus modos multiplayer seriamente comprometidos, muitas vezes até os levando ao fracasso comercial.

Mas o que a pesquisa sugere para tentar eliminar a propagação desse “vírus” é ainda mais controverso. Segundo o estudo, o ideal seria criarmos uma fórmula que leve em consideração a quantidade de amigos trapaceiros que uma pessoa tem, para então baní-la previamente, algo como o visto no filme Minority Report e será que alguém tem dúvidas de que um sistema desses não daria certo, punindo aqueles que provavelmente nunca usariam um macete?

[via Gamefront]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários