Meio Bit » Arquivo » PCFrank 2006 - Parte II: Lojistas e preços

PCFrank 2006 - Parte II: Lojistas e preços

17 anos atrás

Sempre antenado lá fora, com as novidades divulgadas no TomsHardware e Anandtech, ao começar a montar os meus PCs, era uma dificuldade enorme. Havia falta crônica de produtos e quando surgia algo, era sempre o mesmo modelo, distribuido por uma ou duas empresas. Então, praticamente todo mundo já teve uma placa-lixo de vídeo da Trident ou uma melhor da Diamond, usando o Voodoo, Riva/Riva TNT ou algum outro modelo da Diamond com o S3 Virge. E a frustração de não encontrar coolers para HD, dissipadores de cobre, pasta térmica, entre outros? Muitos lojistas nem sabiam da existência e os contrabandistas reinavam. Um mísero cooler para gabinete custava o olho da cara.

Através do FórumPCs, houve uma votação em bons fornecedores de equipamentos de ponta importados. Uma das lojas mais bem cotadas, era a www.a1nettrading.com e em agosto, já estava disponível dois modelos de Core 2 Duo, o E6300 e o E6400. O website é horroroso, mas o atendimento é bastante profissional e dada a quantidade de recomendações por gente que já comprou e entende do assunto, comecei a pesquisar os produtos disponíveis, com reviews do mercado. Os maior problema dessa loja, como reportado nos fórums, são os atrasos na entrega, devido ao tempo necessário para se liberar o produto na alfândega. Mais detalhes na parte III dessa série.

É importante frisar algo: pesquisar, pesquisar e pesquisar. Não compre nada na primeira vista, nem na segunda. Aguarde 2 dias, talvez 3. A Internet é sua aliada. O impulso da compra, ao ser moderado, pode gerar um enorme economia, ou conseguir equipamentos melhores pelo mesmo preço. Vou citar o exemplo mais recente, a compra do novo no break ou uninterruptable power supply (UPS) para o PCFrank 2K6.

Fiz uma rápida pesquisa entre várias lojas e lojinhas no InfoCentro, Edifício Av. Central, Rio de Janeiro. São dúzias de lojas, uma do lado da outra, o que lembra uma feira com barraquinhas, mas ao invés de bananas, vendem processadores. Munido de preços do ótimo www.boadica.com.br fui às compras. Uma observação: o Boadica é ligeiramente odiado pelos vendedores porque, segundo eles, aqueles preços são impraticáveis. Resultado? Os consumidores, como esse que vos escreve, adora o site.

Os preços estavam, como de se esperar 10-15% acima do anunciado e fiquei com o pé atrás. Outra coisa, é o atendimento falho ou ruim. Apesar do belo visual das mocinhas gostosinhas e decotes reveladores, muitas delas mal sabem procurar uma lista de preços. Informar os detalhes e peculiaridades de um equipamento elétrico então... deixa pra lá. E quando são os marmanjos, alguns nem mesmo olham para o seu rosto para responder as perguntas: "tem no break de 1200 ou 1300?", "Qual o preço?" "Quais as formas de pagamento?". Alguns me responderam com uma mistura de grunhido e preço: "gharhrmff-sessenta reais". Eu: obrigado. (com duas coisas em mente: será que ele morde e qual era o preço mesmo?)

Um dos melhores atendimentos foi da Nomade Informática, no segundo piso, com um rapaz chamado Simões. Dica: Thermaltake Toughpower de 600W à vista, eles dão um descontinho e foi o melhor preço da categoria até agora, tanto online quanto offline. Mas acabei saindo de lá sem o no break.

De volta ao Boadica, nova pesquisa de preços. Agora, eu sabia a média de mercado, em lojas. Olhando com atenção, entre modelos de 1200VA, encontro uma loja vendendo mais barato que os lojistas do InfoCentro, mas próxima dalí, no Largo da Carioca (bem no centro financeiro do Rio de Janeiro, para os não cariocas). Mas o melhor de tudo: não apenas era mais barato que os modelos de 1200VA, mas também com potência maior, o NET3+ uSM1400SFX. Como a minha maior necessidade é justamente potência e boa autonomia, achei que esse era o modelo com melhor custo/benefício. Existem outros ainda melhores, é claro, mas achei que estava de bom tamanho. O importante é ter calma ao escolher e maior ainda ao comprar. Esses equipamentos são pesados, portanto, faça uma comparação detalhada de preços com o frete de cada loja incluso, no caso de compras online. Ela pode variar bastante no final, dependendo de onde os produtos estão saindo e o tipo de envio.

Apenas com a pesquisa acima, a economia foi de R$ 16,00 em relação ao modelo de 1200 VA e pouco mais de R$ 50,00 em relação ao mesmo modelo, vendido nas lojas do InfoCentro. E não houve despesa com frete. Entre pequenas economias como essa é que podemos maximizar nosso orçamento e montar um verdadeiro Personal Computer. Mais pessoal do que montá-lo ao seu gosto, só case modding.

relacionados


Comentários