Meio Bit » Arquivos » Compras pela net: diferenças culturais

Compras pela net: diferenças culturais

23/11/2006 às 23:39

O comércio eletrônico, só no Brasil, cresceu 32% em 2005 e espera-se algo ainda maior este ano.

No entanto, a experiência de comprar "on-line" aqui e no exterior ( leia-se: EUA ), é completamente distinta e esse número poderia ser muito maior se a qualidade do atendimento melhorasse. Vou citar três exemplos, "escondendo o santo", para evitar transtornos jurídicos.

Caso número 1: comprei um eletrodoméstico num grande site nacional. No topo da página, estava escrito: "Entrega em 4 dias úteis". Recebi depois de 15 dias. Úteis.

Caso número 2: tentei comprar algumas "Graphic Novels" pelo site de uma editora, mas, depois de preencher um imenso cadastro e ter que concordar em aceitar propaganda no email, só havia opção de pagamanto com um tipo de cartão de crédito. Mandei um email perguntando sobre outras formas e a resposta foi: depósito em conta. Tudo bem... mas qual conta? Nunca obtive essa informação...

Caso número 3: comprei um kit de desenvolvimento nos EUA. No entanto, eu não havia lido que tal kit vinha sem cabos... mandei um email perguntando sobre isso e sugerindo que essa informação fosse melhor divulgada no site. Resultado: me pediram desculpas e enviaram os cabos. Gratuitamente.

Quem vocês acham que fidelizou o cliente?

relacionados


Comentários