Meio Bit » Baú » Fotografia » Fundação Conrado Wessel abre inscrições para Ensaios Fotográficos

Fundação Conrado Wessel abre inscrições para Ensaios Fotográficos

22/12/2011 às 12:11

A Fundação Conrado Wessel abriu inscrições para o X Prêmio de Arte 2011 onde o foco é a fotografia. Neste ano serão aceitos ensaios fotográficos com no mínimo de 10 fotos que tenham sido executados entre 1º de janeiro de 2009 e 15 de dezembro de 2011. A competição é aberta tanto para fotógrafos profissionais quanto amadores e o ensaio fotográfico pode ser inédito ou já publicado. Segundo o regulamento da competição entende-se por Ensaio Fotográfico um conjunto de no mínimo 10 (dez) fotografias de uma só temática, de conteúdo etnográfico, paisagístico, ecológico ou socioambiental, desenvolvido no Brasil. O portfólio encaminhado para avaliação deverá conter fotografias de um mesmo trabalho, e não fotografias avulsas e sem conexão. Cada candidato poderá apresentar apenas um trabalho sob o tema Brasil Contemporâneo.

Este é o tipo de concurso fotográfico mais difícil de participar, mas nem por isso devemos fugir deles. Mandar apenas uma foto para um concurso é muito fácil, pois ela se encontra desconectada de uma realidade maior. Mas, produzir um número razoável de imagens que contenham uma história coesa é muito mais complicado. Necessita de contextualização e planejamento. Uma direção a ser seguida e um uso consciente da técnica. Dando uma olhada na parte de avaliação dos trabalhos, notamos a seguinte indicação sobre o que vai ser levado em conta: Os ensaios fotográficos serão avaliados quanto aos seus aspectos técnicos, à beleza, composição, forma, originalidade, qualidade técnica e cultural, unidade do conjunto e quanto à capacidade de comunicação, sem o auxilio de texto. Como podem ver aqui a brincadeira é de gente grande.

Quem se interessou deve fazer a inscrição no site da Fundação e seguir as normas enviando a ficha de inscrição juntamente com as fotos do ensaio para o endereço indicado. Um ponto que chama a atenção é que todas as ampliações devem ser enviadas em tamanho 20x25cm e se as suas fotos seguem outra proporção de imagem elas devem ser colocadas dentro deste tamanho e deixando as bordas brancas no papel, sem recorte. Os 15 melhores ensaios serão publicados em um livro comemorativo da 10º Edição do Prêmio FCW de Arte, Ciência e Cultura. Dentre estes 15 finalistas, serão escolhidos os três ensaios que receberão o Prêmio FCW de Arte - Fotografia. Para o primeiro colocado será entregue o Troféu Prêmio FCW e a quantia de R$ 114.285,70. Para o segundo e terceiro colocados temos o Troféu Prêmio FCW e a quantia de R$ 42.857,10.

Pelo valor da premiação e pelo renome do concurso creio que muita gente boa vai participar. Mas, isso não deve desanimar o iniciante. O que vale aqui são as idéias inusitadas e sua execução. Já vi muito fotógrafo amador derrubar gente melhor cotada para ganhar os prêmios. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de março de 2012. O resultado será anunciado no dia 31 de março de 2012 e a premiação ocorrerá no dia 25 de junho de 2012 na Sala São Paulo.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários