Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Nova versão do Ubuntu virá com drivers proprietários

Nova versão do Ubuntu virá com drivers proprietários

17 anos atrás

ubuntu-1280x1024.png

A versão 7.04 do Ubuntu, Feisty Fawn, será distribuída com diversos drivers proprietários, para placas de vídeo, WinModems e placas wireless. A decisão, que está trazendo bastante controvérsia, visa atender aos usuários que embora prefiram drivers livres, preferem antes que seu hardware funcione.

O Feisty Fawn (eu adoro esse nome) está sendo pensado para, entre outras coisas, funcionar muito bem em laptops, dominados pelas arquiteturas Nvidia e ATI, na área de gráficos.

Tentando achar um meio-termo, os drivers da ATI e da Nvidia serão instalados por default no Ubuntu 7.04, mas só serão habilitados automaticamente quando a placa de vídeo detectada não funcionar satisfatoriamente com o driver Open Source.

A decisão demonstra maturidade por parte da empresa, em um momento estratégico, quando os usuários querem mais e melhores efeitos, desktops avançados e... jogos. Claro que a longo prazo o ideal é que os drivers Open Source sejam adotados, mas isso só acontecerá quando eles tiverem qualidade suficiente. A Canonical não vai sacrificar a experiência do usuário em nome de ideologia, que é algo muito bonito mas não faz o XGL funcionar. Uma pesquisa no Ubuntu Foruns demonstrou que apenas 12,75% dos usuários é contra a instalaão dos drivers proprietários. Com a popularização do Ubuntu, esse número tende a diminuir mais ainda.

Ao mesmo tempo em que o hardware com drivers proprietários será suportado, uma campanha de conscientização será feita dentro do próprio Ubuntu, educando o usuário dos problemas dos drivers proprietários, quais os equipamentos Linux-Friendly e como encontrar hardware compatível com suas necessidades.

Se a idéia der certo, terão um usuário satisfeito, consciente e que pensará bastante na hora de fazer sua próxima compra.

Via Desktop Linux

relacionados


Comentários