Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Cartões XQD - novo formato de Compact Flash

Cartões XQD - novo formato de Compact Flash

12 anos atrás

 

Quando as primeiras câmeras digitais realmente viáveis começaram a aparecer no mercado todo mundo conhecia o Compact Flash. Fora o Memory Stick da Sony, este era o cartão de memória que todo mundo conhecia. Grande e caro o formato reinou absoluto até a entrada no mercado dos cartões SD (nem vamos comentar nada sobre os cartões XD da Fuji e Olympus). Hoje, apenas as câmeras de grande porte ainda utilizam o formato, mas até isto está para mudar.

A Compact Flash Association acaba de apresentar ao mundo as novas características do seu novo formato de cartão. O XQD vai ser baseado em tecnologia PCI Express, o que deve gerar uma velocidade de gravação de dados de 125MB/s. O XQD também será menor do que os atuais Compact Flash ficando com dimensões de 38.5 x 29.8 x 3.8mm. Infelizmente as informações oficiais acabam por ai.

Não sabemos quais serão as capacidades de armazenamento e nem as empresas que já vão lançar câmeras compatíveis com o formato (embora os rumores indiquem que a nova Nikon D4 já estará preparada para isso). Conforme indicado por Shigeto Kanda da Canon, presidente do conselho da Compact Flash Association, o formato XQD permitirá ainda a evolução de aplicações de hardware e de imagem, e vai ampliar as opções de cartão de memória Compact Flash disponíveis para os usuários, tais como fotógrafos profissionais".

O mais importante, que é o preço, também não foi anunciado, mas sabemos que os primeiros modelos de cartões XQD serão apresentados em fevereiro de 2012 durante a CP+ no Japão

Fonte: Dpreview

.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários