Meio Bit » Arquivo » Software » Adobe e Mozilla Foundation: "Open Source Flash Player Scripting Engine"

Adobe e Mozilla Foundation: "Open Source Flash Player Scripting Engine"

17 anos atrás

Uma notícia que promete deixar muita gente feliz. A Adobe Systems liberou o código fonte do ActionScript™ Virtual Machine, que é o compilador de ECMA Script usado pelo Flash Player e que teve sua performance melhorada na versão para ActionScript 3. Eles reescreveram a máquina virtual e ela faz parte do Flash Player 9.

Com isso, a Mozilla Foundation irá trabalhar em um novo projeto, o Tamarin, que será uma nova abordagem ao JavaScript. São várias novidades:
- O Tamarin será uma implementação completa do ECMA Script Edition 4 (ES4), o novo padrão do JavaScript.
- O código deixará de ser interpretado, como nos browsers atuais e passará a ser compilado, em uma linguagem intermediária, comum entre o Firefox e o Flash Player. Isso é semelhante ao Java e .Net, mas muito mais enxuto, já que seu objetivo é específico.
- O Tamarin será parte integrante do SpiderMonkey para o Mozilla 2.0, a nova plataforma sobre a qual a Mozilla irá lançar futuras versões de seus programas, inclusive o Firefox.

O que isso muda para a Web e para quem desenvolve? Muita coisa. Primeiro, a performance do JavaScript em browsers irá disparar e isso abrirá oportunidades para, no futuro próximo, o browser poder acelerar animações usando os recursos gráficos de uma placa de vídeo, apesar disso não ser o foco primário. A integração com o Flash Player também será muito bem-vinda, já que o modelo atual é difícil e a probabilidade de erros é alta.

Os desenvolvedores web ficarão felizes em saber que finalmente poderão contar com um depurador de verdade para JavaScript. Além disso, o código será gerenciado por um Garbage Collector (coletor de lixo), ou seja, não será preciso manualmente gerenciar objetos, memória, ponteiros, etc. E sabemos que isso é um dos atrativos de linguagens gerenciadas: menor probabilidade de erros.

Fonte: Adobe

relacionados


Comentários