Meio Bit » Baú » Mobile » App (anti-idiota) do Dia: Walksafe

App (anti-idiota) do Dia: Walksafe

01/12/2011 às 11:28

Ser multitarefa é algo que exige muito processamento, seja de seu computador, seja do cérebro. Para alguns FALAR já gera um pico de demanda no cérebro, então essas pessoas quando encostam um telefone na orelha começam a desligar inputs externos, para direcionar os ciclos mentais para a árdua tarefa de conversar.

Você deve conhecer gente assim, que quando fala ao telefone entra em estado catatônico, podemos balançar as mãos, falar, mostrar um recado em papel, a pessoa não toma conhecimento.

Há um estado intermediário onde a orelha é ligada ao sistema motor, assim o cidadão encosta o celular na orelha e automaticamente começa a andar. Claro, a falta de recursos cerebrais faz com que os inputs sejam igualmente desligados, assim a única entrada sensorial que ainda funciona é a orelha do celular.

Para tentar diminuir a quantidade de idiotas atropelados nessas circunstâncias pesquisadores da Universidade de Bologna e do Darthmouth College desenvolveram uma aplicação para celulares Android bem interessante.

A WalkSafe monitora continuamente (se você estiver em meio a uma chamada) a imagem na câmera do celular. Algoritmos de identificação procuram por carros vindo em sua direção a mais de 50Km/h.

Se um é detectado, o aparelho vibra e emite um alerta sonoro. Imagina-se que com isso o idiota sairá de seu torpor, perceberá que está brincando de Frogger e correrá para a calçada.

Eu vejo dois problemas aí: Primeiro, essa aplicação é uma forma de resolver um problema sem atacar sua causa. Se um idiota tem hábito de sair andando sem olhar pros lados quando fala no celular, o problema é que o idiota tem hábito de sair andando sem olhar pros lados quando fala no celular. É esse o hábito que deve ser desestimulado.

Hábitos perigosos devem ser abandonados, não estimulados com uma idéia de falsa segurança.

O segundo problema é que o programa só funciona em 50% dos casos. Não detecta os carros que vêm pelo lado da OUTRA orelha do infeliz.

Fonte: TR

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários