Meio Bit » Arquivo » Fotografia » A incrível durabilidade de um cartão de memória

A incrível durabilidade de um cartão de memória

12 anos atrás

Cartões de memória são peças fundamentais para a fotografia digital. Quando começamos a migrar da fotografia de filme para as câmeras digitais o cartão era uma coisa que causava desconfiança. Eram normais as histórias de cartões que deram problemas e todas as fotos de um evento foram perdidas. Foi isso que originou a prática utilizada até hoje por profissionais de possuir vários cartões de baixa capacidade de armazenamento (4GB) em vez de um de grande capacidade. Eu mesmo já vi cartões XD (lembram disso?) e Compact Flash morrerem do nada. Mas, isso vem mudando. Nos últimos três anos só vi um cartão dar problema e já faz algum tempo que tomei coragem e passei a utilizar um Compact Flash de 16GB.

Como mais uma prova da durabilidade destes pequenos brinquedos temos a história do cartão SD Sandisk Extreme III que sobreviveu por mais de um ano submerso em água salgada. Tudo começou quando Markus Thompson  encontrou no fundo da Deep Bay em Vancouver uma câmera Canon EOS 1000D. A câmera estava toda corroída e enferrujada, totalmente imprestável, mas ao retirar o cartão SD e testar em um leitor veio a surpresa. O mesmo estava funcionando muito bem e continha 50 fotos feitas pelo antigo dono.  O exif das fotos indicava que as imagens foram feitas em agosto de 2010, muito provavelmente a época em que a câmera foi perdida no mar.

Pela observação das fotos o antigo dono era um bombeiro e não apresentavam mais nenhuma informação que levasse à identificação do mesmo. Mas, como o mundo da internet é maravilhoso, bastou publicar a história no Google+ de Markus Thompson que a identificação foi feita em tempo recorde. O bombeiro Graham MacKenzie finalmente pode conferir, depois de 15 meses, as fotos de sua viagem com a família.

Fonte: Engadget

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários