Meio Bit » Baú » Fotografia » Fuji Finepix X-S1 - ultrazoom com qualidade?

Fuji Finepix X-S1 - ultrazoom com qualidade?

24/11/2011 às 16:56

O título deste texto é uma pergunta pelo simples fato de que as ultrazoons costumam serem câmeras muito bonitas e cheias de recursos bacanas, mas a qualidade de imagem sempre fica em baixa. A Fuji tem uma grande tradição em câmeras prosumers com qualidade interessante, principalmente quando falamos dos equipamentos que foram lançados com sensores maiores do que os diminutos que estão presentes nas câmeras compactas. Depois de ficar nos holofotes por vários meses neste ano pelos lançamentos das Finepix x100 e da Finepix X10, parece que eles gostaram da brincadeira e estão colocando no mercado uma ultrazoon seguindo a mesma filosofia destes dois lançamentos vencedores.

A nova Finepix X-S1 chega ao mercado com um sensor EXR CMOS de 2/3 polegadas e com 12 megapixels de resolução máxima. Muito bom notar que a Fuji se mantém bem sóbria quando o assunto é a quantidade de megapixels em suas câmeras mais caras. Como toda ultrazoom que se preze a câmera possui uma grande distância focal. São 26x de zoom ótico, o que equivale a uma 24-624mm no formato 35mm. Claro que esse absurdo é equipado com um estabilizador ótico de imagem, embora não faça muita diferença acima de 400mm. Mesmo com está grande distância focal disponível, a abertura máxima de diafragma é bem generosa, ficando em f/2.8-f/5.6. A câmera também possui visor eletrônico de alta definição com 1.4 milhões de pixels e visor LCD de 3 polegadas articulado.

Ainda falando do visor eletrônico, o mesmo possuí cobertura de 100% de visão da cena, um conforto não muito normal neste tipo de câmera. Eu, particularmente, nunca gostei de visor eletrônico. Uma ressalva de quem sempre fotografou com câmeras reflex, mas também não tenho tido acesso aos últimos lançamentos da indústria. Pode ser que a coisa tenha melhorado muito nos últimos anos. Fechando o pacote da nova câmera ainda temos a capacidade de fazer 6 fotos por segundo no modo contínuo (com resolução máxima), possibilidade de gerar arquivos em RAW (com todos os desconfortos que já conhecemos) e a filmagem em Full HD com 1080 linhas em 30 quadros por segundo (com som estéreo). Um detalhe é o design da câmera (bem tradicional, eu sei), mas o novo desenho do flash ficou muito legal.

Para não perder tempo a Fuji já colocou no ar uma galeria oficial com imagens feitas pela nova câmera. São 12 fotos em resolução máxima, porém todas em ISO 100. Essa seria uma boa hora para mostrar a força da tecnologia EXR em ISO elevado. Porém, encontramos imagens com a distância focal máxima da lente, o que pode tirar a dúvida sobre a nitidez das imagens em situações extremas.

A nova Fuji Finepix X-S1 ainda não tem data oficial de lançamento e nem preço estipulado, mas dizem as más línguas que deve ficar em torno de US$1.000.00. Muito caro para este tipo de câmera.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários