Meio Bit » Arquivo » Internet » BlueTie

BlueTie

17 anos atrás

O BlueTie é um site destinado aos ambientes corporativos, mas que pode vir muito a calhar para usuários individuais.

O site disponibiliza:

  • E-mail com proteção contra vírus e spam.
  • Contatos
  • Calendário
  • Armazenamento de arquivos
  • Suporte a domínios próprios
  • Até 20 usuários por conta

Os contatos, calendário e arquivos podem ser compartilhados com outros usuários.

Talvez o maior atrativo inicial seja o espaço de armazenamento oferecido de 5Gb, porém uma avaliação mais aprofundada mostra que o serviço pode substituir com folga aplicativos como o Evolution ou o Outlook.

O serviço me pareceu um pouco pesado, talvez pelo excesso de recursos, mas bastante útil.

Uma quantidade muito grande de configurações é apresentada ao usuário, o que permite tirar o melhor proveito da ferramenta, existem configurações para regionalização, importar feriados por região etc...

Mas o foco mesmo são as empresas, onde podem ser definidas listas de e-mail, configurações padrões, rodapés para os e-mails, contatos para toda organização entre outras.

A parte com mais recursos do serviço é, sem sombra de dúvidas, o cliente de e-mail.

Além do espaço generoso, conta com proteção contra vírus e spams, leitura de contas POP3 (permite que concentre as contas de e-mail em um só lugar), assinaturas e rodapé corporativo, corretor ortográfico (apenas em inglês) e mensagens automáticas para quando não estiver no escritório (férias, por exemplo), domínios próprios e aliases.

Para empresas que precisam de mais recursos existe a versão Pro com assinatura mensal de $ 4,99 e oferece, entre outros recursos:

  • Usuários ilimitados
  • Acesso POP3 e IMAP4
  • Plugin para sincronização com o Outlook
  • Suporte a dispositivos WAP 2.0
  • 10 Gb de espaço
  • Envio de mensagens criptografadas

O BlueTie disputa mercado diretamente com o Google Apps for your domain, mas é uma solução muito mais integrada, diferente da solução do Google, onde vários serviços foram agregados para oferecer a solução.

Pesa a favor do Google as limitações menores, onde cada conta de e-mail pode ter 2 Gb (e não a conta inteira) e permite 250 usuários, ao contrário do BlueTie que só limita em 20 para a versão gratuita.

Além disso a solução do Google oferece o Google Pages, que permite hospedar páginas da empresa.

Já o BlueTie, além da integração muito melhor, apresenta ferramentas dedicadas a empresas e a possibilidade de compartilhamento de arquivos, que pode ser de suma importância para empresas que trabalham de forma descentralizada, com seus funcionários trabalhando remotamente.

O Google, ainda está em fase beta e o site dá a entender que só é gratuito para quem for aceito no programa de testes, é provável que, uma vez lançado, o serviço passe a ser pago.

Levando em consideração os pontos positivos e negativos dos dois produtos a escolha tende para o lado da solução do BlueTie, levando em conta principalmente a integração dos serviços e as soluções próprias para empresas.

relacionados


Comentários