Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Outro dia, outra tecnologia Star Trek–desta vez Made in Philips

Outro dia, outra tecnologia Star Trek–desta vez Made in Philips

12 anos atrás

sickbay-star-trekUma vez fui fazer um exame oftalmológico e já imaginei alguém enfiando agulhas no meu olho, ou aquele chatíssimo “melhor ou pior?” que todo mundo que faz óculos passa. Ao contrário, me colocaram numa máquina que projetava imagens direto na minha retina, analisava os reflexos e fora uma reprogramação que me fez querer assassinar o Presidente dos EUA por uns 6 meses, saí na hora com um papelzinho impresso com curvatura, grau, tudo.

Foi um avanço que me lembrou Star Trek, onde a medicina era quase sempre não-invasiva, chegando ao cúmulo das camas da enfermaria terem monitores que exibiam sinais vitais do paciente, sem nenhum tipo de sonda ou sensor tocando neles. Mágica? Quase, ciência avançada de ficção científica.

Pena que ninguém disse isso pra Philips, que criou uma App de iPad2 chamada Vital Signs Camera.

A aplicação monitora variações de tom na cor da pele do usuário, causadas pelo fluxo sanguíneo, junto com micromovimentos que fazemos quando respiramos. Com isso rapidamente ela calcula seu ritmo cardiorespiratório, sem sequer encostar. Veja o vídeo:

Óbvio que essa aplicação não é para ser usada em situações clínicas, e jamais será homologada por um FDA da vida, mas a Philips dar espaço em seu site para ela é uma forma excelente de prestigiar o funcionário que teve idéia de criá-la, e levou 3 anos pesquisando a tecnologia. Fica claro que a empresa aprecia e estimula inovação, mesmo que venha na forma de uma app para iPad.

Onde achar: Na App Store, claro. Por US$0,99, a Philips não é uma ONG.

Fonte: MW

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários