Meio Bit » Arquivo » Games » Yellow Dog Linux para Sony PS3

Yellow Dog Linux para Sony PS3

17 anos atrás

A Terra Soft Solutions é uma empresa dos EUA que desenvolve uma distribuição de Linux pouco conhecida do mercado brasileiro. Seu produto, o Yellow Dog Linux, é praticamente um desconhecido dos brasileiros. Isso porque o YDL é uma distro voltada para processadores PowerPC, usados nos Apple Macs antes da Intel tornar-se fornecedora de chips para a maçã. Nos EUA muitos usuários de Macs mais antigos que não conseguem rodar MacOS X optam pelo YDL para manter a produtividade das maquininhas. Mas a chegada do Sony PS3 pode colocar o YDL e a Terra Soft no mapa do mercado de sistemas operacionais. Isso porque a empresa já tem o YDL v5 pronto para rodar no novo console da Sony e ambos devem chegar ao mercado juntos, agora em Novembro.

Como a maioria das distros Linux o YDL é um sistema completo, com mais de 1000 aplicações disponíveis que podem ser instaladas a partir da mídia ou da internet. Seu objetivo é transformar o novo console da Sony em um computador completo e ir além. Executar DVDs normais e em alta resolução, reproduzir CDs e MP3s de músicas, usar o HD do console para armazenar vídeos e áudio digital, navegar na internet, servir como computador para aplicações de pacotes de escritório e tudo mais que seu computador pode fazer hoje é o que será possível de se fazer em um PS3 rodando o YDL 5.

“[O PS3] Não será uma máquina de aplicação limitada. Será um computador completo. Não haverá limitação para o usuário. Ele poderá fazer qualquer coisa” afirma Kai Staats, CEO da Terra Soft. O pacote faz com que o PS3 deixe de ser um video game caro e torne-se um computador barato se levarmos em conta o potencial do hardware usado no console. Em uma conta rápida você gastaria bem mais que os US$ 500 de um PS3 ao comprar um DVD BluRay e um computador para ter todas as funcionalidades propostas pelo pacote.

Haverá uma versão do YDL disponível para donwload pela web, mas usuários sem banda larga poderão, nos EUA, comprar o sistema em uma caixinha. E como a premissa do Linux é ser livre todo o código fonte estará disponível para que os usuários com o conhecimento para tal possam modificar e melhorar o sistema, além de portar novas aplicações para a plataforma. Tudo isso fornece um potencial ilimitado para a plataforma que pode vir a se transformar no primeiro computador equipado com Cell a atingir o mercado de massa. Claro que a Sony não acha isso nada ruim, ela tem chance de vender seu produto não apenas para os jogadores mas também para todos os usuários de computador interessados em uma máquina de grande performance e com um preço acessível. Uma vantagem que nem a Microsoft nem a Nintendo poderão anexar ao seus produtos, ao menos em um primeiro momento.

Se vai dar certo, apenas o mercado é capaz de responder. Mas um bom termômetro será a própria Microsoft. Se ela começar a trabalhar em uma versão do Windows para rodar no Xbox 360 e transformá-lo em um desktop completo é porque a dupla PS3 e YDL funcionou. Até isso eu sei que eu gostaria muito de colocar minhas mãos em um console destes, com um processador inovador, um hardware poderoso e um sistema operacional completo e flexível.

relacionados


Comentários