Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft fecha acordo com a Zend Technologies

Microsoft fecha acordo com a Zend Technologies

17 anos atrás

Investindo na interoperabilidade, a Microsoft fechou outro acordo com uma empresa de software livre. No dia 31 de Outubro, foi anunciada uma parceria entre a Microsoft e a Zend Technologies.

Para quem não sabe, a Zend é a empresa responsávelo pelo Zend Engine, uma máquina virtual na qual o PHP 4 e futuras versões está baseado.

O anúncio de cooperação visa facilitar a operação do PHP em servidores Internet Information Services rodando Windows 2003 Server, com melhorias de performance, APIs e suporte.

Segundo a Zend, apenas nos trabalhos preliminares, a melhoria de performance foi de 100%. Nada mal. Outro motivo alegado para a parceria é que a maior parte do desenvolvimento de PHP é feito usando Windows.

Os principais termos do acordo são(traduzido livremente do Press Release da Zend):

- Melhorias técnicas para a instalação do PHP na plataforma Windows Server serão enviadas sob a licença do PHP para a comunidade com intuito de receber feedback e contribuições.

- A Microsoft planeja desenvolver e lançar um componente add-on para o Internet Information Services (IIS), o FastCGI, que irá servir como a interface entre o PHP e o servidor IIS. A Microsoft espera que ele seja disponibilizado no website http://www.iis.net para usuários do Windows® XP, Windows Server 2003, Windows Vista™ e Windows Server “Longhorn.”

- A Zend irá estabelecer um laboratório para conduzir testes regulares e melhorias de performance para manter o alto desempenho do PHP na plataforma Windows Server, assim como nas futuras versões.

- A Microsoft e a Zend irão trabalhar juntas para garantir a qualidade de produção do ambiente de execução do PHP para o IIS 5.1 (Windows XP), IIS 6.0 (Windows Server 2003) e IIS 7.0 (Windows Vista e Windows Server “Longhorn”).

- A Zend e a Microsoft irão ativamente participar na comunidade do PHP, garantindo uma discussão aberta para ajudar desenvolvedores planejando a instalação de aplicativos na plataforma Windows Server.

O download do Zend Core (Windows Technology Preview) já está disponível também.

Esse último trimestre está cheio de notícias interessantes, com a Microsoft fazendo acordos com empresas de software livre, abrindo milhões de linhas de códigos-fonte e trabalhando mais com comunidades de desenvolvedores. Sinal dos tempos.

relacionados


Comentários