Meio Bit » Arquivo » Mobile » Nokia demonstra Dildophone Conceitual

Nokia demonstra Dildophone Conceitual

12 anos atrás

Esse vídeo conceitual da Nokia é um exemplo DIDÁTICO do quê está errado nela e em um monte de outras empresas. É o tipo de delírio lisérgico de designers em fase rebelde, quando ainda acham que podem se rebelar contra os conceitos mais básicos de sua profissão.

Existem regras e existem Leis. Regras podem e devem ser quebradas e aprimoradas, já Leis são chamadas assim por um motivo muito sério: Foram mais que testadas. Exemplo: O foco da leitura é sempre na parte de cima do jornal, por isso as manchetes ficam lá. Mesmo que você mude a matéria principal para baixo, naturalmente iremos olhar primeiro para o topo.

Outra: Humanos gostam de simetria. Somos geneticamente programados para isso, rostos considerados bonitos são simétricos, isso indica uma carga genética de maior qualidade do que um rosto deformado, desproporcional. Só que essa percepção não pode ser desligada, então aplicamos a tudo. Pode reparar, há pouquíssimos celulares não-simétricos, os poucos que existem mantém a tela nas proporções “normais”.

 

Não há nenhum impeditivo técnico para criarmos telas quadradas ou mesmo redondas, exceto que elas são uma porcaria para exibir qualquer tipo de informação. Em Star Trek II foram usadas telas redondas, para dar um ar futurista, mas o conteúdo era todo… retangular. Pouquíssimas aplicações utilizam telas redondas, uma exceção são os sistemas de radar e mesmo assim os modelos atuais usam telas retangulares, onde é possível aproveitar melhor o espaço e agregar mais informação:

radar

Notem a diferença desses vídeos conceituais viajandões comparado com os vídeos conceituais da Apple, RIM, Microsoft. Há um vídeo da Motorola do começo dos anos 80 onde praticamente TODA a Internet foi prevista em detalhes, baseando-se apenas em bom-senso, visão de futuro e inteligência. Já essas coisas moles da Nokia e todos os outros “conceitos” nunca vêem a luz do dia.

Um exemplo: Essa idéia idiota aqui:

glassy-glassy-mobile-phone-concept

Cool né? Futurista, um telefone transparente. Só que ninguém reparou que todas as vezes que mostram esses conceitos SEMPRE o fundo é neutro? Imagine tentar LER alguma coisa sobreposta ao cenário de fundo do mundo real, cheio de luzes fortes, movimento, gente e carros passando.

Faça a experiência, pegue uma página de Word e coloque uma imagem qualquer no fundo, diga se é confortável.

A virtual totalidade dos conceitos de celulares futuristas ironicamente parece ser projetada por gente extremamente conservadora, pois ignoram que as pessoas fazem MUITO mais do que telefonar, o consumo de apps e multimídia é imenso. Como eu vou ver um filme NISTO?

lg-hifi-concept-phone_DrMeI_54

“ah mas você está vendo as coisas a curto prazo, esses conceitos são para daqui a uns 20, 30 anos”

Perfeito, mas quando o Seu Barriga aparece pra cobrar os 14 meses de aluguel atrasado da sede da Nokia em Espoo, não quer saber se a Nokia fará aparelhos lindos em 2041. Felizmente a caveira de burro enterrada debaixo da mesa do CEO parece que foi achada, e mesmo que o Lumia 800 tenha sido decepcionante do ponto de vista geek, ainda é um excelente telefone e tudo indica que novos Windows Phones virão.

Só que isso significa também que metade da equipe de designers da Nokia anda fumando cigarrinho de artista e perdendo tempo projetando besteiras futuristas enquanto a outra metade rala pra produzir coisas lindas como o N9 e o N900.

Conceitos são válidos quando são baseados na realidade. Quando só funcionam se você absolutamente não pensar sobre eles, se tornam perda de tempo e ao invés de promover seus produtos você acaba divulgando vídeos de um dildo atropelado.

[ATUALIZAÇÃO]

Depois dizem que é implicância. Vejam o Conceito Idiota do Dia que a Nokia soltou hoje:

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários