Meio Bit » Arquivo » Games » Como fazer uma campanha melhor com o Kickstarter

Como fazer uma campanha melhor com o Kickstarter

12 anos atrás

igor_kick_10.11

Há alguns meses atrás, o projeto brasileiro A Luz da Escuridão lançou uma campanha de arrecadação de fundos na rede social voltada a essa finalidade, Kickstarter. Felizmente a campanha conseguiu obter êxito, e agora conta com alguns dólares a mais para fomentar o projeto por mais alguns meses.

Para quem não conhece, o site Kickstarter, ele segue a fórmula do crowdfunding, ou traduzindo para o bom português, financiamento coletivo. Lá, você lança uma campanha para obter um certo valor para seu projeto através de doações, em um esquema de tudo-ou-nada, onde se, por infelicidade do destino, o seu valor estipulado não for alcançado dentro do prazo de arrecadação, as doações são devolvidas e o projeto não vê a cor do dinheiro.

Depois de algumas entrevistas com criadores que obtiveram sucesso, Andrew Hayward, jornalista freelancer, resolveu compartilhar algumas dicas e táticas de como promover o seu projeto de forma eficiente nesse serviço de crowdfunding.

Façam o dever de casa:

Para lançar uma campanha, é necessário preencher um formulário de proposta, que será avaliado pelo time do Kickstarter, antes deles darem o aval da campanha ou não. O segredo aqui é procurar por projetos de sucesso, e não só projetos de jogos.

"Nós olhamos um monte de projetos de jogos -- apenas para saber o que estava dando certo -- e então pensamos "fora-da-caixa", olhando os livros, vídeos, brinquedos, canetas; tudo que você possa imaginar," admite Jordan Coombs, co-fundador e designer da Warballoon, que recentemente levantou U$ 36.967 no Kickstarter em seu primeiro projeto, Star Command.

Contem uma grande história:

É de extrema importância saber transmitir a qualidade do seu projeto e as suas intenções em sua página. "Você tem a oportunidade de contar uma história muito boa através de seu vídeo e as recompensas que você está oferecendo às pessoas", afirma Cindy Au, diretora de comunidade do Kickstarter. "Sua equipe enfatiza a criação de clipes de vídeos de alta qualidade, pois conduzem a página do projeto e dão aos criadores a oportunidade de falar diretamente aos potenciais apoiadores."

Vale salientar que a melhor forma de divulgar o seu projeto, é mostrando vídeos de gameplay e artefatos já criados. Ou seja, é fundamental (mas não obrigatório) que você já tenha material criado ao lançar um projeto no Kickstarter. "Se tudo que você tem é a sua descrição do projeto e não muito mais, vai ser muito difícil ter uma história interessante para contar a alguém", admite Au.

Opções de recompensa:

Outra característica interessante de um projeto no Kickstarter são as recompensas. Funciona da seguinte maneira: Ao criar um projeto, você define uma lista com valores variados de financiamento, e a cada valor atribui-se uma recompensa ao financiador. O projeto brasileiro A Luz da Escuridão, por exemplo, oferecia a opção de ter sua logo empresarial apresentada na introdução do jogo por amigáveis U$ 400 dólares ou mais.

Lembrando que em muitos casos as recompensas não são apenas "amostras grátis", e devem ser encaradas como despesa. Recompensas como pôsteres personalizados, camisas e bonés por exemplo.

"Os prêmios no Kickstarter têm que ser tratados como um negócio para ser eficaz. Você precisa considerar o preço por unidade, os preços de transporte, e então decidir sobre o preço de camada", afirma Wiley Wiggins, produtor da Karasaka Games, que diz que ele calculou mal os custos de transporte para os cartazes do jogo Thunderbeam e sofreu uma pequena margem sobre o nível de financiamento.

Não pare de compartilhar:

igor_kick_10.11-5Na era da informação e das redes sociais, é inadmissível que você não as utilize ao seu favor. Trabalhar o Networking também é essencial para que tudo dê certo. Twitter, Facebook, LinkedIn, blogs, são só algumas opções extremamente válidas para se alcançar o público alvo. Procurar os meios de comunicações tradicionais também é uma excelente opção.

Outro fator que deve ser considerado é fazer uma campanha em inglês. Como o mercado brasileiro ainda é muito restrito e imaturo, você deve ter isso em mente na hora de divulgar o seu projeto. Se você quiser ter visibilidade mundial e apoio mundial, deve ser entendido pelo mundo.

"Talvez tão importante quanto difundir a palavra sobre o seu projeto é manter seus apoiadores existentes atualizados durante e depois da campanha. Há definitivamente uma correlação entre o sucesso e ter atualizações do projeto ", observa Au, que diz que as campanhas financiadas normalmente apresentam várias atualizações. "Se você iniciar um projeto e nunca postar uma atualização, é meio o equivalente a lançar um projeto e simplesmente desaparecer."

Apenas faça (De novo):

Dados apontam que mais da metade das campanhas lançadas no Kickstarter falham. Portanto, se for a sua primeira iniciativa, não se deixe vencer, só alcança o sucesso aqueles que insistem e persistem. O segredo é aprender com os próprios erros e principalmente com os erros dos outros já cometidos, e a partir desses erros elaborar uma campanha mais eficiente.

Stephen Dick, CEO do Bravado Waffle Studios, aprendeu com seu erro inicial e obteve sucesso em poucas semanas depois da sua primeira tentativa. Primeiramente almejou U$ 5.000 dólares e obteve apenas os infrutíferos U$ 479 dólares. Ele confessou que em sua campanha, seu vídeo não foi convincente. Semanas depois, lançou uma nova campanha objetivando U$ 1.000 dólares, e conseguiu o valor de U$ 1.406 dólares. Valor esse que serviu apenas para custear um artista para fazer as cutscenes do jogo.

Espero que com isso, mais e mais projetos de desenvolvimento de jogos surjam no Brasil, que ainda é carente nessa área que já é tão estabilizada mundialmente.

[via Gamasutra]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários