Meio Bit » Arquivo » Software » Tenha seu próprio CINDACTA

Tenha seu próprio CINDACTA

17 anos atrás

[img_assist|nid=9350|desc=|link=none|align=right|width=400|height=366] Antes de crucificar os controladores de tráfego aéreo pelo atraso dos vôos, que tal sentir na pele como essa profissão pode ser, no mínimo, estressante?

Pela internet há vários programas ( pagos e gratuitos ) que simulam o ATC ( Controle de Tráfego Aéreo, da sigla em inglês ).

Baixei o ATC Interactive, que não se define como um jogo, mas um simulador e avisa que, se você não for da área, pode ser algo bem chato... mas o manual é muito bom e ajuda a entender a complexidade da coisa.

Há também outro simulador, o ATCC, da Xavius Systems. Esta versão gratuita, feita para DOS ( rodou bem no WinXP ) permite controlar o tráfego das áreas de New York, Chicago e Los Angeles.

Minha vida como controlador não estava nada fácil... até achar o Control Tower SFO. Um jogo bem legal, infinitamente mais simples que os simuladores mas, talvez até por isso, viciante. Nele você controla os vôos na área da baia de San Franciso. Vale a pena.

Procurando um pouco mais, tive a grata surpresa de achar a versão brasileira da VATSIM ( Virtual Air Traffic Simulation Network ). Trata-se de uma rede que interliga mais de 7200 usuários, só no Brasil, que passam seu tempo controlando o tráfego aéreo virtual. E tudo isso com condições climáticas variando em tempo real!

A coisa é tão séria que existe até uma academia de treinamento virtual.

Para quem gosta do tema, é um prato cheio!

relacionados


Comentários