Meio Bit » Arquivo » Indústria » Google, Apple e a boa e velha Schadenfreude

Google, Apple e a boa e velha Schadenfreude

12 anos atrás

lindsay-lohan-cuffed

O termo Schadenfreude é uma palavra alemã que significa o sentimento de íntima satisfação diante do infortúnio de outros. Claro, só um povo amante de vida e feliz por natureza como os germânicos poderiam criar uma palavra pra isso.

Ele pode ser usado para descrever a sensação de ver o carro do Nigel Mansel quebrar, o seu rival tomar um toco da menina que ambos disputam ou ver o inimigo que ocupa seu país tentar invadir a Rússia no inverno.

No caso descreve a atitude da Apple diante da App do Gmail, lançada com certa fanfarra pelo Google e escurraçada da AppStore com o rabo entre as pernas algumas horas depois.

A tal App além de chata feia e boba não tinha sequer suporte a múltiplas contas, parecia algo feito nas coxas como a App do Google+, se bem que no caso o Google+ é uma rede social feita nas coxas, então se aplica.

O maior problema foi que o Google não testou NADA, a App dava erro no sistema de notificações do iOS5, e erro feio. O povo, claro, foi xingar muito no Twitter.

David Coursey, da Forbes percebeu e fez a pergunta que não quer calar: Como a Apple, tão perfeccionista deixa uma App cagada como essa ser aprovada? Onde estão os critérios? Os testes internos são bem mais rígidos, se há uma certeza que usuários de iOS têm é que não serão surpreendidos por Apps capengas.

O próprio David sugere que foi intencional. Eu concordo, mas não creio que seja só a vontade da Apple de ver o Google atirando no próprio pé, acabando com a imagem do Gmail no iOS e provando pros fãs da Apple mais uma vez que ela sabe o que é melhor para nós. (all Glory to the Hypnotoad!)

Quem lembra do mimimi-preemptivo que a Opera fez para lançar seu navegador no iPhone, criando contadores online e alertando contra um pseudo-futuro-possível boicote da Apple? OK, mais gente do que os que lembram que existe Opera no iPhone.

EU ACHO que se a Apple tivesse simplesmente rejeitado a App do Google correria o sério risco de ser acusada publicamente de boicotar a concorrência, enquanto secretamente os programadores corrigiriam a cagada, assim quando a App voltasse estaria correta, seria a palavra da malvada Apple contra o bonzinho Google, e o fantasma de Jobs continuaria assombrando Cupertino.

É uma atitude infantil? Com certeza, mas o mundo dos negócios funciona assim, e convenhamos, qual o mais lógico, admitir que cometeu um aborto da natureza em termos de programação ou ativar uma estratégia de controle de danos e culpar seu concorrente?

A Regra de Ouro do mundo dos negócios continua valendo e não poderia ser mais clara: Não dê mole.

Até porquê quando a Apple lançou aquele aborto da natureza que foi a primeira versão do Safari pra Windows, todo mundo caiu em cima. Com razão.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários