Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Ensaio de Noivos - A magia da Luz

DVD Ensaio de Noivos - A magia da Luz

12 anos e meio atrás

Acho que já assisti umas quatro vezes este novo DVD da iPhoto Editora. Ensaio de Noivos – A Magia da Luz é uma vídeo aula com Adriano Gonçalves, um fotógrafo que vem chamando muita atenção nos últimos anos. A primeira vez que vi seu trabalho fiquei de boca aberta, como quase todo mundo para quem mostrei as imagens. A pergunta que ficava em nossas mentes era simples: como ele fazia aquilo? Diversos palpites foram jogados na roda. Até HDR foi citado, mas a conclusão era mais simples do que pensávamos. É só conhecer o comportamento da luz. Coisa básica, não é?

Agora temos nesta vídeo aula todos os segredos do fotógrafo. Adriano Gonçalves possuí  características interessantes em seu trabalho. A primeira, e mais importante, é enxergar uma verdade que muitos fotógrafos não encaram. Ele se vê como uma artista e não apenas como um prestador de serviços (aprendam isso crianças). A segunda característica foi trazer a linguagem dos ensaios de moda para a fotografia de casamento. Essa linguagem é o que transforma um simples ensaio pré-casamento em um evento que rivaliza com o próprio registro da cerimônia.

O DVD é dividido em 6 partes. A primeira parte vai fazer a alegria daqueles fotógrafos que vão a congressos apenas para ver equipamentos e perguntar as regulagens que os palestrantes utilizam nas câmeras. Adriano mostra a câmera que utiliza (uma Canon EOS 5D Mark II), as duas lentes que mais utiliza (uma 70-200mm f/2.8 e uma 24-70mm f/2.8) e os acessórios para iluminação, que neste caso são apenas 3: uma colmeia, um snoot e um beauty. Embora sejam equipamentos de grande qualidade, o conjunto chega a ser bem simples. Não é preciso ter uma quantidade grande de lentes ou dezenas de acessórios para conseguir se destacar na fotografia. Neste capítulo também é falado da importância da locação (ensaios externos) e dos horários que o fotógrafo prefere fotografar.

Os próximos três capítulos são dedicados a três ensaios diferentes. O primeiro é executado em um estúdio, com todas as condições de luz controladas. São mostradas as condições de iluminação mais comuns e o ensaio vai evoluindo até chegar a uma iluminação mais diferenciada e dramática. E olha que não precisa muita coisa não, você só precisa entender como a trabalhar a luz neste ambiente. O segundo ensaio é externo e executado em uma praia com um casal de modelos vestidos de noivos. Ótimo local para mostrar como funciona a técnica dos flashes para trazer dramaticidade para as imagens. O segundo ensaio foi também em uma locação externa, próximo do mar, mas com uma modelo de pele negra, mostrando um pouco da dificuldade de fazer a fotometria levando em consideração a pele na modelo e o vestido branco.

Finalizando o DVD temos um capítulo sobre a análise das imagens feitas nos ensaios e uma entrevista com Adriano Gonçalves. As análises das imagens se mostra um capítulo muito interessante para quem quer aprender a técnica. Todas as imagens são mostradas com as configurações da câmera, o que torna o entendimento mais fácil. A entrevista pode ser utilizada para mostrar um pouco do caminho a ser seguido por quem quer entrar no mercado. Algumas dicas valiosas sobre adquirir conhecimento, investir em seu diferencial e ser perseverante. A coisa não acontece do dia para a noite. É necessário muito trabalho.

O DVD se mostra uma boa fonte de conhecimento. As imagens são bem gravadas, o áudio está claro e de fácil entendimento e o fotógrafo se esforça para explicar detalhadamente tudo que está fazendo. Além de mostrar o que está fazendo do ponto de vista da técnica, a parte de direção de modelos é muito proveitosa também, guardando certas limitações, afinal de contas são modelos profissionais contratados para a produção. Você percebe que certas orientações simplesmente não iriam funcionar com noivas comuns. Para finalizar eu tenho uma pequena crítica. Não sei o motivo de algumas produtoras colocarem no DVD o trailer da própria produção. Coloquem os trailers dos outros DVDs da editora. Seria muito mais produtivo.

O DVD Ensaios de Noivos – A Magia da Luz de Adriano Gonçalves está disponível para venda no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 89.00.

relacionados


Comentários