Carlos Cardoso 19/10/2011 às 10:40
Não existe nada mais antigo do que caubói que dá cem tiros de uma vez. nem mais mentiroso. Hollywood nos acostumou (mal) com heróis que não recarregam suas armas, e os cintos de munição no pescoço são apenas decorativos.
O maior infrator é Rambo 2, quando no final ele pousa com os prisioneiros resgatados, arranca uma M60 do suporte e parte pra metralhar por uns 2 minutos a central de computadores do agente malvado da CIA. Problema é que a M60 dispara entre 500 e 650 tiros por minuto, e a fita que Rambo enrola no braço tem no máximo uns 40 cartuchos.
Na prática não é assim, e nem é preciso ser soldado. Qualquer gamer saber a porcaria que é utilizar armas automáticas, toda hora você tem que remuniciar, o que é um saco. Quase tão chato quanto fazer isso de verdade, sob fogo inimigo.
Foi o que percebeu o pessoal da 2a Brigada de Combate, 113 Regimento de Infantaria, 1o Batalhão da Guarda Nacional dos EUA, servindo no Afeganistão. A FN MK48 é uma excelente metralhadora, como qualquer gamer, soldado ou taliban pode atestar (embora no último caso é preciso um medium para intermediar a entrevista). Só que sua fita padrão de 50 cartuchos vai embora MUITO rapidamente, com uma cadência de tiro de 710 por minuto. Leva menos de 5 segundos, pra ser preciso.
A doutrina de equipes de metralhadora, com 2 carregando munição não funciona bem em terreno montanhoso, é comum os grupos se separarem e o atirador ficar sem munição por perto.
Como resolver esse problema? Bem, os soldados dessa nova geração são gamers, e sabem que nada é mais eficiente que um bom cheat code.
Lembrando de filmes como Predador o Sargento Vincent Winkowski juntou os soldados de seu pelotão e fizeram um brainstorm. Soldando caixas de munição a um alimentador de cartuchos de metralhadora de uma arma automática e prendendo em uma mochila multi-uso chegaram a um protótipo que foi testado em campo e depois enviado para o departamento competente. Em dois meses –em termos militares foi instantâneo- não só veio a resposta como um novo protótipo, que já está encaminhado para produção. O resultado foi isto:
De um dia pro outro os atiradores que dispunham de 50 cartuchos contavam com 500. Se cada um dos auxiliares levar uma mochila dessas, são 1500 cartuchos, dá pra estragar o dia de alguém com esse poder de fogo.
A fabricação em larga escala só acontecerá em 2012 – licitações, etc – Já do nosso lado, espero que saia logo um DLC para o Modern Warfare 2, pois aquela M60 com 100 míseros cartuchos é difícil de engolir, e IDKFA não funciona, já tentei.
Fonte: American Army (os home, não o jogo)