Meio Bit » Baú » Hardware » é mecânica industrial mas ainda é mais fácil que CSS para fazer cantos redondos

é mecânica industrial mas ainda é mais fácil que CSS para fazer cantos redondos

18/10/2011 às 9:27

Uma característica interessante do Universo é que Ele não tem nenhuma obrigação de fazer sentido ou se adequar a nossas idéias de bom-senso. Quem entende isso se torna mais livre que qualquer lacaio do Stallman, pois passa a pensar fora da caixa e entender que há uma enorme diferença entre algo ser proibido pelas Leis da Física e ser proibido pelo bom-senso.

Foi o que aconteceu com um mancebo chamado Harry Watts, que se perguntou no início do Século passado como criar uma broca que fizesse um buraco quadrado. É uma idéia idiota, buracos de broca são redondos por definição, fazer um buraco quadrado parece aquela clássica cena do Pica-Pau fazendo teste de QI e colocando um tetraedro em um espaço cilíndrico.

Mas… será mesmo impossível? Ou só parece impossível ao nosso bom-senso?

Harry detinha a magia da imaginação, além de provavelmente ter brincado com Spirograph quando era mais jovem, então pensou no problema de forma topológica. O resultado foi essa feitiçaria aqui:

A broca/cinzel quadrada foi patentada por ele em 1917. É baseada em um Triângulo de Reuleaux girando fora de centro dentro de um quadrado. Para entender melhor como funciona a técnica, veja este vídeo.

O vídeo está bombando, zilhares de sites comentando, o que não deixa de ser curioso, afinal é uma peça que existe desde 1917 e qualquer ex-Presidente brasileiro com menos de 10 dedos está mais que familiarizado. Mesmo assim uma multidão, eu incluso nunca tinha sequer concebido que era possível.

Isso serve para lembrar que para algo ser legal não precisa necessariamente ter maçãs, robozinhos verdes ou ser medido em megapixels, ainda conseguimos nos deslumbrar com simples (ou nem tanto) equipamentos mecânicos.

Fonte: Neatorama

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários