Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Fedora Core 6 lançado

Fedora Core 6 lançado

25/10/2006 às 18:40

Depois de muita expectativa, finalmente foi lançada a sexta versão do Fedora Core (Zod).

O Fedora Core é uma distribuição feita pela comunidade e suportada pela Red Hat.

O Fedora chegou a ser uma das distribuições mais usadas, antes do surgimento do Ubuntu e outras distribuições mais amigáveis.

O Fedora sempre foi uma distribuição que primou pelas inovações, como o SELinux e o Xen já na versão 4 quando ninguém pensava em usar tais aplicativos.

De certa forma o Fedora é um laboratório e antecipa o que existirá no Red Hat Enterprise, por esse motivo é uma excelente opção gratuita ao mesmo, talvez seja uma das distribuições mais recomendadas para pequenas e médias empresas que não desejam ou não podem arcar com os custos do RHE.

É também, uma excelente opção para servidores, desde que não sejam instalados o X e demais itens para usuários desktop.

Esta versão era tão esperada que nas primeiras 5 horas foram registrados mais de 10.000 downloads, o que representa um download a cada 1,8 segundos.

As maiores novidades desta versão são:

  • Kernel 2.6.18
  • Gnome 2.16
  • KDE 3.5.4
  • Compiz
  • Melhoria na compilação de pacotes para aumento de desempenho
  • Gerenciador gráfico de virtualização
  • X.org 7.1

Com todas as novidades o Fedora está apto a agradar tanto o mercado corporativo quanto o doméstico, resta saber como o mercado se comportará.

Minha intenção era baixar o Fedora para colocar alguns screenshots, mas o número excessivo de downloads tornou isso impossível, neste momento que estou escrevendo, inclusive, o site oficial do Fedora foi substituído por uma página pedindo para que as pessoas baixem a partir dos torrents ou de um dos espelhos.

Leituras recomendadas:

Via: [LWN]

relacionados


Comentários