Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » O usuário precisa aprender a se ajudar

O usuário precisa aprender a se ajudar

17 anos atrás

Numa ótima reportagem da eWeek, uma lista e o detalhamento do que alguém que faz uso profissional de computadores deve saber. E não estamos falando de profissionais de TI e sim de gente que usa o computador para tarefas comuns como mandar e-mail, plugar um mouse ou pen drive com a apresentação, etc.

Vale a pena ler a reportagem completa, mas farei uma descrição breve de cada um.

Você deve saber como salvar e fazer backup do seu trabalho
Sabe aquela apresentação, análise ou proposta que precisa ser feita? Pois é. Ela não é magicamente salva em vários lugares diferentes, mas é sempre culpa do suporte os dados terem sido destruídos depois de plugar o notebook numa tomada de 220v, certo?

O usuário deve ser o único responsável pelas senhas

A preguiça em manter senhas é uma praga. É claro que temos cadastros demais, senhas demais. Só que existe muita diferença entre as senhas que são requeridas todos os dias na atividade profissional e do site de compra de bungingangas.

Usar o e-mail de forma eficaz e segura

Esse é o maior furo de segurança de qualquer empresa. Basta um e-mail com anexo chamado relatorio_importante.doc.pif aparecer no e-mail e o usuário desligado e completamente sem noção alguma clica e instala um worm que pode atacar a rede inteira.

O usuário deve saber o mínimo sobre segurança da própria estação de trabalho.

Auto-explicativo.

Antes de chamar o suporte, tente o auto-suporte

O maior problema é de longe: impressão. Quando uma pessoa não consegue imprimir o relatório para a reunião que irá começar em 15 minutos, abrem-se os portões de Hades com o desespero saíndo de lá para tomar um chá. Os problemas mais comuns são: impressora desligada, impressora sem papel, impressora sem tinta, impressora não foi configurada na máquina, impressora desconectada da rede e configurações de impressão incorretas.

Fonte: eWeek

relacionados


Comentários