Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Para que construir se você pode desconstruir?

Para que construir se você pode desconstruir?

17 anos e meio atrás

Na base Edwards da força aérea dos EUA, em 1948, sob o comando do Major e também Engenheiro Edward A. Murphy Jr. uma equipe trabalhava na montagem de um novo sistema de foguetes. O projeto, chamado de MX981, deu origem à um equipamento, que a pesar do projeto e conceito adequados, ao ser montado mostrou-se não funcional. O Major Murphy, ao verificar que a equipe montara inapropriadamente o equipamento disparou uma frase que mudaria a forma como a humanidade vê o universo: "Se há mais de um jeito de fazer um trabalho, e um desses jeitos resulta em desastre, então alguém fará isso desse jeito."

Estava formulada a Lei de Murphy, que além de célebre tornou-se consagrada pelo dia a dia de milhões de pessoas ao redor do globo, especificamente no mundo ocidental. Variações da teoria surgiram e continuam aparecendo até hoje, mas o produto final é sempre o mesmo, se algo pode dar errado, dará.

E porque com a internet seria diferente? Pensando sobre as coisas boas e ruins que a web nos trouxe chegamos à uma importante conclusão: cada coisa boa tem sua antítese, e sempre ela é tão boa quanto o original. Tome a Wikipedia como exemplo. Uma idéia genial que serviria para levar informação de uma pessoa para outra, se não fosse pela quantidade de patifes impregnando suas páginas com informações falsas ou propositalmente errôneas, apenas por diversão.

Bem mais saudável é o "espelho" da Wikipedia, a Desciclopédia. A Desciclopédia não busca ser uma fonte de informação colaborativa confiável, pelo contrário. Ela pretende ser uma "enciclopédia livre de conteúdo" ou seja sem trazer nada de útil para você. O objetivo é bem mais do que humor colaborativo. No melhor do que o espírito da Lei de Murphy tem a oferecer a Desciclopédia é uma enciclopédia feita da forma errada, de propósito. Um lugar onde as pessoas podem dizer o que querem sobre qualquer coisa desde que o absurdo seja o norte. Claro que dá para rir muito passeando pelos artigos da Desciclopédia. E a todo instante surgem avisos explicando que se você quer falar sério deve ir para a Wikipedia.

É um lugar onde você pode jogar algum tempo fora rindo um pouco durante o cafézinho. Mas a Desciclopédia poderia atrair todos aqueles pentelhos de foruns e da Wikipédia para que nos lugares onde buscamos informação de verdade não encontrássemos mais a "ausência de conteúdo" que temos visto ultimamente.

Visite Desciclopédia

relacionados


Comentários