Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Pentax Optio RZ18 - ultra compacta com ultrazoom

Pentax Optio RZ18 - ultra compacta com ultrazoom

12 anos e meio atrás

Sim, a moda agora é o grande poder de zoom ótico das câmeras. Até as compactas mais baratas estão tendo essa característica como principal atrativo de compra para  o consumidor. A mais nova representante desta categoria de câmera é a Pentax RZ18. Eu sempre tenho muito medo dos novos lançamentos da Pentax, visto que a empresa sempre procura inovar seus equipamentos com roupagens bizarras. Mas, é inegável a qualidade de imagem e a confiabilidade das câmeras. Infelizmente, a Pentax vem perdendo mercado todo ano, mesmo com suas edições especiais. Eis um dos grandes mistérios da indústria fotográfica. Não vale apenas ter qualidade, precisa de outros atributos.

A nova Optio RZ18 é uma compacta bem simples. Para falar a verdade, parece até de brinquedo olhando as fotos de divulgação. Talvez seja por conta da carcaça bem simples, sem muitas firulas. A câmera é equipada com um sensor CCD de 16 megapixels de resolução máxima, vários modos automáticos de disparo, estabilizador de imagem no sensor, filtros artísticos e efeitos para serem aplicados às fotos, visor LCD de 3 polegadas e capacidade de gravar vídeos em alta definição com 720 linhas em 30 quadros por segundo. Para quem quer uma boa companheira para todas as ocasiões parece-me uma boa câmera. Porém, o que chama a atenção mesmo é a distância focal do pequeno brinquedo. São 18x de zoom ótico, equivalente a uma 25-450mm no formato 35mm.

É possível fotografar muita coisa com o equipamento, principalmente se destacarmos o modo super-macro com aproximação máxima de 4cm. Se tivesse modo manual daria para fotografar a Lua de maneira competente. Porém, sempre tenho minhas desconfianças em relação à câmeras com sensor minúsculo e grandes distâncias focais. A nitidez é baixa e a aberração cromática corre solta. Mas, não podemos falar mal sem antes ver os resultados.

A nova Pentax Optio RZ18 vai estar disponível para o consumidor em outubro e custará US$ 299,00.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários