Meio Bit » Arquivo » Indústria » Bancos devem se unir para o m-payment, especula-se

Bancos devem se unir para o m-payment, especula-se

12 anos e meio atrás

Aparentemente, os bancos brasileiros estão se movimentando para implantar um sistema de pagamento móvel unificado no país, seja via SMS ou NFC. Finalmente, diga-se de passagem.

O M-payment, como é chamado pelos hipsters e experts em social media, usa celulares como suporte para pagamentos e transferências financeiras. No caso do sistema via SMS, é preciso enviar cobranças de um aparelho para outro. No NFC, ou near field communication, basta aproximar um espertofone de uma versão turbinada da maquininha de passar cartão de crédito e digitar sua senha.

A vantagem em ambos casos é a segurança, pois é um pouco mais complicado clonar um celular do que um cartão de crédito. Pelo menos até o momento. No caso da transação via SMS, o custo inicial para usar o sistema também é um atrativo. É assim que funciona o Oi Paggo, o serviço mais popular do tipo no Brasil, que ainda sofre com a falta de adoção.

Já as transações via NFC engatinham em todo o mundo.

Infelizmente, os constantes atrasos para definir os padrões do sistema fizeram com que os audazes executivos da Febraban negassem qualquer novidade. Inclusive a publicação de um cronograma. Dizem informalmente que os chefões estão escaldados pelas demoras que ocorreram na adoção do SPB (Sistema Brasileiro de Pagamentos).

Assim, só podemos especular que um dia teremos um meio de pagamento com celular massificado no Brasil.

Com informações do Teletime.

Colaborou San Picciarelli.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários