Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung lança netbook solar

Samsung lança netbook solar

12 anos e meio atrás

japinhasamsung2

O NC215S é seu típico netbook: Tela de 10.1”,  1024×600 de resolução, 1GB de RAM DD%, Dual Core Intel ATOM N570 CPU rodando a 1.66GHz e HD de 250GB. O único diferencial, já que a japinha* acima não está inclusa é que ele tem um conjunto de células fotovoltaicas na tampa, podendo ser carregado por energia solar.

São dois problemas principais: Primeiro, carregadores solares são lentos. A absorção de energia ainda é muito ineficiente. A promessa da Samsung é que em condições ideais (imagino que em órbita de Mercúrio) duas horas de exposição rendam uma hora de carga na bateria. Que por ter autonomia de 14 horas, exigiria 28 horas de exposição para chegar a 100%.

Como 28 horas é um tiquinho a mais que um dia, e mesmo na melhor das hipóteses não temos 24 horas direto de Sol, você teria que acreditar na Bíblia e no Geocentrismo para conseguir carregar seu netbook em menos de 3 dias. Notando que você não conseguirá utilizá-lo enquanto carrega, já tentou abrir um notebook no Sol a pino?

Ah sim, calor direto também não deve fazer muito bem aos componentes.

Esse tipo de produto serve primariamente ao pessoal que compra carro 4x4 e morre de medo de lama, mas gosta de dizer que tem um off-road. Ocasionalmente serve para alguém com atividades de nicho, mas um aventureiro provavelmente comprará um carregador universal, como este excelente Spark Table, que ainda serve de mala de transporte.

 

Fonte: Akihabara News

* EU SEI

relacionados


Comentários