Meio Bit » Arquivo » Indústria » DON´T PANIC mas 1/3 dos laptops dá pau em 3 anos

DON´T PANIC mas 1/3 dos laptops dá pau em 3 anos

12 anos e meio atrás

Existem duas correntes em computação: O pessoal que defende desktops pois eles são à prova de obsolescência, e o pessoal que defende notebooks pois eles “simplesmente funcionam”, e um bom notebook funcionará por muito tempo.

Eu gravito entre os dois, desktops no meu uso dão mais pau que notebooks, mas são mais simples de consertar. Já os portáteis ou duram MUITO ou morrem do nada, que o diga meu P4 Toshiba com RAM ferrada. (e SOLDADA na placa-mãe)

Agora um estudo mostra que a idéia do notebook pode não ser tão boa assim. Segundo esta pesquisa da SquareTrade, envolvendo 30 mil laptops a média de defeito é de 31% nos primeiros 3 anos.

20.4% são devido a falhas de hardware, enquanto 10,6% são acidentes.

Pior: netbooks apresentam taxa de defeito 20% maior do que laptops mais caros.

As marcas mais confiáveis, com menos de 16% de falhas foram Asus e Toshiba, o que prova de novo que estatísticas são inúteis para o indivíduo (no caso eu).

A diferença de falhas entre laptops caros (18,1%) e baratinhos mas não netbooks  (20,6%) é muito pequena, pode até não valer a diferença paga.

Aqui a taxa de falhas, organizada por fabricante:

Snap200

Isso contraria muito do que eu acreditava baseado em bom-senso. Ainda desconfio da Asus, por ser nova e de Taiwan, e da Toshiba por ter um laptop deles morto numa gaveta. Já a Sony sempre ouvi histórias de terror sobre problemas de manutenção dos Vaio. Quanto à Apple, Macs não quebram, como pode ter 17,4% de defeitos após 3 anos?

A realidade, claro está se lixando pro meu declarado bom-senso, que irá se redimir levando o estudo em questão na compra de meu próximo laptop.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários