Meio Bit » Arquivo » Hardware » Retina Display no iPad 3? Esqueça!

Retina Display no iPad 3? Esqueça!

Rumores sugerem que o iPad 3 teria uma tela retina.

13 anos atrás

Mais de um ano atrás o MeioBit publicou este controverso artigo, onde eu demonstrava que nem tão cedo haveria um iPad com Retina Display, o nome bonito que a Apple inventou para descrever telas com altas densidade de pixels. 329 ppi, no caso.

A explicação era meramente técnica: quanto maior a tela, maior a quantidade de pixels, e na densidade de 329 por polegada, a quantidade se tornava inviável para ser gerenciada por qualquer coisa abaixo de uma placa de vídeo topo de linha.

Um iPad por exemplo teria que suportar uma resolução de 2560 × 1920 para manter a mesma qualidade do Retina Display de um iPhone 4, com seus 960 × 640 pixels.

2560 × 1920 é MUITO além até de uma imagem em qualidade Full HD, que se limita a 1920 × 1080. Isso significa que um filme Blu-ray tocando em um iPad precisaria ser esticado, perdendo qualidade, para ocupar toda a tela.

A Apple, que não é boba tentou chegar num meio-termo. Está trabalhando — segundo relatos da Indústria — com uma resolução intermediária, nem iPad baunilha, 1024 × 768 nem iPad HD, 2560 × 1920. Essa resolução seria de 2048 × 1536.

Só que mesmo esse número é alto demais. Vejam como fica uma tela dessas, comparada com outros padrões do mercado:

resolucoes2

O valor mantém a proporção de tela do iPad, o que significa que um filme Full HD poderia ser exibido com barras horizontais e uma leve esticada de pouco mais de 100 pixels. Só que um filme Blu-ray normal tem uns 25 GB. Um iPad 3 de 128 GB teria espaço para cinco filmes, se tanto. E os apps, jogos com arte em alta definição e tudo mais que come espaço?

A Apple — também segundo fontes na Indústria — teria cancelado o contrato com a chinesa Chimei Innolux, por esta não ter conseguido produzir telas de iPad com a qualidade exigida. Samsung e LG também estariam enfrentando problemas. Provavelmente a Sharp, outro fornecedor de telas para o iPad está no mesmo barco.

Se a resolução intermediária já é problemática, que dirá uma tela em Retina Display de verdade, 2560 × 1920. Essa não sai mesmo. Talvez no iPad 5.

Quanto ao 3, ou algo MUITO significativo acontecerá na área de armazenamento, ou teremos uma tela maravilhosa, completamente subutilizada. Fora que 25 GB via USB ou Wi-Fi é forçar MUITO a Amizade.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários