Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » A Patente Mais Idiota do Ano

A Patente Mais Idiota do Ano

12 anos e meio atrás

Ultimamente está na moda demonizar patentes. Não é justo. Há casos e casos. A Propriedade Intelectual legítima, fruto de pesquisa, esforço e genialidade deve ser protegida. Não dá é para engolir patentes genéricas e bestas, como esta do Google que descreve o processo de prever uma estimativa de entrega.

Se bem que ruim mesmo, PIOR que as patentes genéricas que se aplicam a coisas óbvias, são as patentes absurdas. Tempo e dinheiro é gasto registrando idéias idiotas e/ou inviáveis, como esta patente de uma mesa de parto giratória que usa força centrífuga para facilitar a saída do bebê.

Em 2011 até agora a campeã é esta patente da Amazon, que descreve este negócio aqui:

airbagamazon

É um… sistema de airbag para gadgets. Não é nem uma capa, mas uma série de equipamentos que viriam DENTRO do celular ou laptop. Com direito a cilindro de gás e tudo, pra inflar as bolsas de ar.

MESMO que espaço não fosse problema, imagino o trabalho de levar o gadget pra autorizada duas vezes por semana para trocar o gás. Claro, gente que tende a deixar cair telefone no chão tende a fazer isso com frequência.

Sujeito que patenteia uma idéia dessas deve sentir afinidade pelo cara que patenteou uma máquina de desentortar bananas (NÃO ESTOU MENTINDO!).

Advogados gostam de dizer que papel aceita tudo, mas os formulários de patentes estão forçando a amizade. Os defensores de um sistema de propriedade intelectual sério precisam moralizar o processo, acabando com essas patentes bestas.

De resto, a proposta da Lenovo é muito mais cool que qualquer airbag bobinho!

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários